TCE/BA adere a campanha do Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, e para alertar quanto à necessidade dos cuidados preventivos e da importância do diagnóstico precoce, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), como tem feito anualmente, aderiu à campanha Novembro Azul, cujo objetivo central é justamente esclarecer a população masculina, contribuindo para a redução da ocorrência de novos casos e também da letalidade da doença. A adesão do TCE à campanha se dá por meio do Programa Saúde e Bem Estar.
Para se ter uma ideia da gravidade do quadro, no Brasil estimam-se que poderão chegar a 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. A Sociedade Brasileira de Urologia informou, com base em dados do Ministério da Saúde, que a doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média, portanto, de 47 por dia. E especialistas preveem que o número de casos no mundo deve duplicar até 2040, podendo chegar a 2, 9 milhões.
Apesar da gravidade da doença, se for diagnosticado em seu estágio inicial, o câncer de próstata tem um índice de cura em torno de 90%. Porém, o índice de sobrevivência do paciente cai para menos de 10%, quando o diagnóstico é feito tardiamente, o que reforça a importância da prevenção.
A proposta de dedicar o mês de novembro, com o título de Novembro Azul, às campanhas pela prevenção e demais cuidados surgiu na Austrália, em 2003, durante a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que acontece em 17 de novembro.
O câncer de próstata atinge principalmente os homens com idade superior a 50 anos, e mais especificamente aqueles que já passaram dos 65 anos. Um fato complicador para a eficácia do controle e tratamento é que, geralmente, os sintomas só se apresentam em estágio mais avançado.
No entanto, é possível ficar alerta quanto a certos indicadores, que podem prenunciar o surgimento ou a existência do câncer em sua fase inicial, tais como sensações de queimação ao urinar; dificuldades de urinar; necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dores lombares, nos joelhos e nos ossos; insuficiência renal; infecção generalizada.
É fundamental procurar o médico urologista tão logo algum ou alguns dos sinais acima sejam detectados. É preciso ficar alerta e atento à própria saúde, para evitar complicações.
0 comentários :
Postar um comentário