Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Maceió festeja 209 anos com músicas da última década



Ecad mostra a arrecadação de direitos autorais na capital alagoana e no estado de Alagoas no ano passado  


 

Os 209 anos da capital alagoana Maceió serão festejados nesta quinta-feira, 5. Para celebrar a data com os alagoanos, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um estudo para apontar as canções mais tocadas em shows realizados na capital que pagaram os direitos autorais de música nos últimos 10 anos.


Uma curiosidade foi a presença de músicas do cantor e compositor Dorgival Dantas entre as primeiras colocações do ranking musical. A mais tocada em Maceió neste período foi “Coração”, de autoria de Dorgival Dantas. A segunda colocada foi “Eva”, de autoria de Cartavetrata, Umto e Ficarelli. “Destá”, outra canção de Dorgival Dantas, ficou em terceiro lugar. A música “Valeu”, composição também do artista, ocupou a sétima posição do ranking.


Arrecadação de direitos autorais


A arrecadação de direitos autorais de execução pública de música na capital alagoana também foi um dos destaques do levantamento realizado pela instituição. Maceió foi o município que teve a maior arrecadação entre os municípios de Alagoas, com uma participação de 74% dos valores em direitos autorais do estado em 2023. O segmento que mais contribuiu foi o de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, hotéis, academias e demais estabelecimentos comerciais, com participação de mais de 70% da arrecadação da capital.


Em 2023, a arrecadação em direitos autorais do estado de Alagoas foi de mais de R$ 5 milhões, valores pagos ao Ecad e repassados compositores e artistas que tiveram suas músicas tocadas no país.


No Brasil, o Ecad é a instituição que arrecada e distribui direitos autorais de execução pública das músicas tocadas em todo o território brasileiro, sejam elas nacionais ou estrangeiras, realizando a cobrança de direitos autorais sempre que existe a utilização pública de músicas em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, sonorização ambiental, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva.


A instituição arrecada os direitos autorais desses canais e espaços e distribui os valores para as associações de música (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), que o administram e que são responsáveis por fazer a gestão e a distribuição dos direitos autorais diretamente aos compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, que estão filiados à gestão coletiva no Brasil.



Ranking das músicas mais tocadas nos últimos 10 anos em Maceió em shows que pagaram direitos autorais

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑