Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

 

Prevista para agosto, plenária reunirá sociedade civil e poder público para debater políticas públicas estratégicas contra o etarismo. Hoje (12), foi publicado o decreto que oficializa o chamamento para a construção do fórum.


A população idosa no Brasil cresce em ritmo acelerado. Estimativas do IBGE apontam que, em 2046, a maior parte da população brasileira será formada por pessoas idosas. Em 2070, o percentual subirá para 37,8%, sendo que um em cada três brasileiros(as) terá mais de 60 anos. Na Bahia, esse cenário já se reflete no cotidiano: milhares de pessoas idosas enfrentam desafios como o acesso a serviços de saúde, segurança e inclusão digital.


Pensando nessa conjuntura, o Governo da Bahia convocou oficialmente, nesta quarta-feira (12), a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, por meio do Decreto nº 23.436, publicado na edição de hoje, do Diário Oficial do Estado. O fórum, de ampla participação social, acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto de 2025, em Salvador.  A Bahia é o estado onde habitam mais de 2,3 milhões de pessoas idosas. Em 2070, esse número saltará para mais de 5,1 milhões - um crescimento de 123,8%, segundo o IBGE.


Com o tema nacional “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a Conferência pretende ser um espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas que garantam uma velhice digna e ativa. A organização será conduzida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cepi), sob a presidência do titular de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), Felipe Freitas. O Cepi é vinculado à SJDH, através da Coordenação de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa (Capi).


“Estou muito feliz por esse chamamento feito pelo governador Jerônimo Rodrigues. Certamente, será uma mobilização fundamental para o presente e o futuro não apenas das nossas cidades e da Bahia, mas de todo o Brasil. Estamos em um momento histórico, de fortalecimento deste e de outros fóruns coletivos, que são as conferências, e devemos aproveitar o cenário progressista do Governo Federal para dialogar, entre nós, e levar às instâncias de decisão, as melhores estratégias para a proteção dos direitos das pessoas idosas”, declarou o secretário Freitas. 


As Conferências Municipais e Estadual, bem como a modalidade Livre, são etapas que precedem a Nacional - quando as propostas coletivas, discutidas nas etapas preparatórias, são dialogadas em âmbito federal. Este encontro mais amplo acontecerá em novembro, em Brasília (DF).


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑