Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Centro Histórico de Salvador será palco da Caravana de Direitos Humanos


Centro Histórico de Salvador será palco da Caravana de Direitos Humanos do Governo do Estado

 

Iniciativa inédita, coordenada pela SJDH, está pensada para acontecer em março e promete levar uma gama de serviços à população da região


A primeira Caravana de Direitos Humanos do Centro Histórico de Salvador foi planejada nesta segunda-feira (17), marcando uma iniciativa inédita no estado. A ação itinerante, coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com diversos órgãos estaduais, municipais, federais e do sistema de justiça, levará à população do Pelourinho e arredores uma ampla gama de serviços de cidadania, acesso à justiça, direitos, saúde, cultura, educação e muito mais.


Com previsão para acontecer em março, a SJDH e seus parceiros discutiram os principais serviços e ações que cada órgão integrará à Caravana. Entre as iniciativas previstas estão serviços gratuitos, como emissão de documentação civil, exames e consultas médicas, orientação jurídica e renegociação de dívidas, além de atividades voltadas ao empreendedorismo, cultura e educação. A programação incluirá oficinas temáticas sobre Direitos Humanos para a comunidade escolar, além de atividades artísticas como dança e música.


“Esta é a primeira reunião de alinhamento para definirmos as melhores estratégias e as ações conjuntas que serão levadas à Caravana do Centro Histórico. Trata-se de um território emblemático da capital baiana, com forte presença do empreendedorismo, da arte e da cultura, além de grupos historicamente vulnerabilizados. Portanto, essa iniciativa representa um passo fundamental na construção de políticas públicas estruturantes para a região”, destacou Raimundo Nascimento, chefe de gabinete da SJDH.


A Caravana de Direitos Humanos reforça o compromisso com a garantia de acesso à justiça e o fortalecimento da rede de promoção dos direitos humanos em toda a Bahia. A ação em rede, que em 2023 concretizou 16 edições pelo estado, se estabelece como uma estratégia de articulação institucional, promovendo a integração entre sociedade civil, sistema de justiça, poder público e comunidades. Além disso, aproxima a pauta dos Direitos Humanos da população, fixa a experiência na localidade e amplia a conscientização sobre o tema.


Participaram da reunião de alinhamento representantes das Secretarias de Relações Institucionais (Serin), de Políticas para as Mulheres (SPM), de Promoção da Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); além de órgãos como o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult); o Centro de Culturas Populares e Identitárias/Secult; a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑