Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Lavagem de Itapuã acontece nesta quinta (20)



 Nesta quinta-feira (20), os moradores de Itapuã realizam a tradicional lavagem do bairro.


Neste ano, a tradicional Lavagem de Itapuã, o último evento das festividades populares de Salvador antes do Carnaval, será realizada nesta quinta-feira (20). A celebração inicia-se com a performance do Bando Anunciador, um conjunto de músicos que tocam instrumentos de sopro e percussão da comunidade, que se apresenta em diversas ruas do bairro a partir das 2h.


Em seguida, às 5h, ocorre a alvorada, com a explosão de fogos de artifício anunciando a celebração. A Lavagem Nativa, que ocorre às 5h30, é realizada pela comunidade local e pelo Grupo Mãe, que limpam as escadas e o piso de entrada da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, localizada na Praça Dorival Caymmi, bem ao lado.


Confraternização - Em seguida, todos participarão de um instante de festa, no café da manhã comunitário, uma tradição que teve início com D. Niçu foi acompanhada por seus parentes. Na direção oposta ao desfile, ocorre o arrastão do coletivo Mulheres que Incentivam, que se inicia na Praça Dorival Caymmi às 7h e segue até o coqueiral de Piatã.


Às 11h30, as baianas realizam a lavagem das escadarias da paróquia. A celebração continua com o desfile tradicional, formado por cerca de 150 baianas, vestidas com seus trajes típicos e abundante água de cheiro, perfumando nosso imaginário com as tradições e hábitos de nossa terra. Os Alabês, que representam diversos segmentos de matriz religiosa afro-brasileira, acompanharão o cortejo.


A Lavagem também terá um carro alegórico temático, conduzindo os homenageados de 2025: Gildete Santana Mendes dos Santos, que participa do cortejo das baianas carregando o balaio de milho branco e pipoca, além de organizar o presente na Segunda-feira Gorda; e José Carlos Santana, mais conhecido como Doté Zé de Gbessem.


A apresentação dos grupos artísticos e culturais, provenientes da comunidade de Itapuã e proximidades, também invade as vias do bairro com sua variedade. Entre blocos de rua, arrastões, afoxés e batucadas, as performances exibem grande criatividade e irreverência, conferindo um caráter único à celebração.


A celebração contará com a participação do afoxé Filhos de Omolum, Grêmio Afrodescendentes da Bahia, afoxé Filhos de Nanã, Bloco Cultural de Itapuã - Galera do Mar, Arrastão do Jenipapeiro, Associação dos Moradores de Itapuã - Puxada Itapuãnzeira, Yamel, Chabisc, As Santinhas, Cardume do Som, Anarkas - bloquinho de Itapuã, entre outros grupos.


Baleia Rosa do Amor - Outro destaque da celebração é a presença da Baleia Rosa do Amor, que este ano trará uma nova aparência e prestará uma homenagem à jornalista Helô Sampaio. A Baleia é uma figura emblemática da Lavagem de Itapuã, representando uma comemoração que teve início em 1987, com Waly Salomão e João Loureiro. Os amigos organizaram a Festa da Baleia naquele período, uma alusão ao bairro ter sido um local de pesca de baleias entre os séculos XVII e XIX.


Segundo Celso Di Niçu, responsável pela organização da Lavagem de Itapuã, a celebração mantém a tradição de ser a única celebração popular da cidade promovida pelos habitantes do próprio bairro. 


Foto: Lucas Moura/Secom PMS


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑