O presidente francês, Emmanuel Macron, alertou que a Europa está em um “ponto de virada na história” e deve enfrentar a ameaça russa sem ajuda dos Estados Unidos, já que Donald Trump está se afastando do continente e se aproximando do país de Vladimir Putin. Também afirmou em discurso que a França está aberta a discutir a extensão da proteção oferecida por seu arsenal nuclear a seus aliados europeus.
“A Rússia se tornou uma ameaça para a França e a Europa”, disse, acrescentando que “assistir e não fazer nada seria uma loucura”. “Nossa dissuasão nuclear nos protege: é completa, soberana, totalmente francesa”, disse Macron na TV. “Mas, respondendo ao apelo histórico do futuro chanceler alemão, decidi abrir o debate estratégico sobre a proteção dos nossos aliados no continente europeu.”
O futuro chefe do governo da Alemanha, Friedrich Merz, questionou se a Otan permaneceria na sua “forma atual” até junho e defendeu conversas com França e Reino Unido sobre uma expansão da proteção nuclear. Macron planeja reunir em Paris, na semana que vem, todos os chefes de exércitos europeus. Ele defendeu que a França invista mais em defesa e continue ajudando a Ucrânia. (Reuters)
0 comentários :
Postar um comentário