Iniciativa de sustentabilidade tem parceria com a Muri e apoio da Secretaria de Turismo
de Mata de São João, da ONG Aruá Observação de Vida Silvestre e incentivo privados
O TEDx Praia do Forte 2025 promete deixar um legado ambiental para a região do Litoral Norte de Salvador com uma ação antecipada de sustentabilidade, no dia 22 de março: o plantio de 80 a 100 árvores nativas na entrada de Praia do Forte. A iniciativa, idealizada por Ricardo Koanuka, organizador do TEDx Praia do Forte, conta com a parceria da Muri, apoio da Secretaria de Turismo de Mata de São João e da ONG Aruá Observação de Vida Silvestre, além do incentivo de empresas como Grupo Empório, Acquaroma e Tivoli.
Com o tema “Quebrando Ciclos”, a segunda edição do evento será no dia 12 de abril, no Projeto Baleia Jubarte, com palestras de 10 personalidades renomadas, como Ana Paula Santos, Samir Abud, Neca Marcovaldi, Luciana Mitri, Peu Magalhães, Coe, Vitor Igdal, Paulo Cavalcanti, Licia Fábio e Márcia Rosalia Schwarzer.
De um marco simbólico a um projeto coletivo
“Após 15 anos na Suécia, me mudei para a Lagoa Aruá e passei a apoiar a preservação das florestas do Litoral Norte. Promovi a criação de uma comunidade sustentável local por meio da filosofia do TEDx, que compartilha ideias inspiradoras em um ambiente informal”, comenta Ricardo Koanuka.
Em 2024, o plantio de uma árvore marcou o início do evento com um projeto Carbono Zero e uniu projetos complementares em prol do meio ambiente, culminando como o primeiro evento na Bahia considerado Lixo Zero. Este ano, a parceria com a Muri, do nutricionista e influenciador Daniel Cady, ajudará a amplia esse legado para 80 a 100 árvores nativas.
“Daniel tem um projeto de agrofloresta com a Muri e compartilha do propósito de reconectar pessoas com a natureza. Também mobilizei a prefeitura local, via Setur, e a bióloga Luciana Veríssimo, do Aruá Observação de Vida Silvestre, para fortalecer o movimento e inspirar ações futuras com outros atores e patrocinadores”, acrescenta.
Legado ambiental e social para Praia do Forte
Daniel Cady conta que a Muri orienta plantios por meio da agrofloresta, técnica que produz alimento e recompõe a floresta. “A primeira área que regeneramos no Litoral Norte foi no Aruá. Agora, junto com Ricardo, identificamos novas áreas já mapeadas pela Muri que precisam de mais árvores para deixar um legado sustentável”, explica.
A ação busca preservar espécies nativas e evitar uma urbanização mais agressiva, que possa ameaçar os ecossistemas frágeis da região. “Queremos inspirar o ecoturismo e a bioeconomia, mantendo a biodiversidade local e proporcionando bem-estar para a comunidade”, destaca o nutricionista.
Segundo ele, o plantio coletivo tem um efeito quase terapêutico, ajudando as pessoas a se reconectarem com a natureza. “Meu maior desejo é que Praia do Forte continue sendo esse lugar acolhedor e biodiverso, onde crio meus filhos em contato com a natureza”, reflete Cady.
Conservação da natureza e proteção de espécies ameaçadas
Luciana Veríssimo, fundadora do Aruá Observação de Vida Silvestre, destaca que o evento dá voz à preservação do maior corredor de Mata Atlântica do norte da Bahia. “O TEDx Praia do Forte conecta diferentes setores da sociedade, ampliando o engajamento e a conscientização ambiental”, pontua.
O plantio ajudará a proteger espécies ameaçadas, como a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) e o ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), ao criar corredores ecológicos que reduzem riscos de predação e atropelamentos. “Esse tipo de iniciativa fortalece a sensibilização das comunidades e inspira a adoção de práticas mais sustentáveis”, explica Veríssimo.
Quem já quiser participar do movimento, Ricardo Koanuka convida a todos. “Participem desse plantio e se engajem nesta causa em prol da preservação do meio ambiente, de uma melhor qualidade de vida para os animais da floresta, comunidade local e visitantes de Praia do Forte e para uma humanidade mais consciente.”
SERVIÇO
Participe do plantio!
O quê:
Ação sustentável do TEDx Praia do Forte com plantio de árvores
Quando:
22 de março, sábado, das 8h às 12h
Onde:
Na entrada de Praia do Forte - Litoral Norte de Salvador
Para quem:
Comunidade local e convidados
0 comentários :
Postar um comentário