Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 26 de abril de 2025

Saiba como declarar o consórcio no Imposto de Renda 2025


Especialista da Ademicon fornece dicas aos consorciados, que são obrigados a declarar sua cota



A Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024, deve ser entregue entre os dias 17 de março e 30 de maio. Devem declarar o IR pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, em 2024.  


O processo, no entanto, pode gerar dúvidas aos declarantes quando o assunto é consórcio. A necessidade de informar a cota é algo que muitos podem não se atentar, mas é obrigatória independente do segmento (veículo, imóvel ou serviço), sendo ele contemplado ou não.  


Diante de tais especificações, e com o objetivo de esclarecer as principais questões sobre o assunto, a Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, explica o funcionamento da declaração para quem é cliente da modalidade de crédito e fornece algumas dicas. 

 

Entre elas, estão as diferenças entre a declaração de cotas não contempladas e aquelas nas quais os créditos já foram utilizados para a aquisição de um bem. “Existem códigos específicos para cada situação e, no caso de compra de um bem, é preciso declarar além do consórcio o próprio bem móvel ou imóvel adquirido, especificando sua quitação total ou parcial”, explica Jonathas Poletto, especialista contábil da Ademicon. 


O especialista destaca ainda alguns pontos sobre como declarar o consórcio no Imposto de Renda 2025:


Solicite o informe de rendimentos a sua administradora de consórcio. O documento traz todas as informações que são solicitadas pela Receita Federal.

Descreva cada cota que possui, demonstrando os valores de parcelas pagas, valores de parcelas a pagar e valores pagos de lance (caso houver), se foi contemplado ou não, se você já teve o bem entregue, e se o consórcio está quitado total ou parcialmente.

Em caso de dúvidas, procure um profissional da área contábil para ajudar com a declaração, evitando assim cair na malha da Receita Federal por informações incorretas ou faltantes.

Ainda de acordo com Jonathas, é fundamental que a população esteja atenta aos prazos e cumpra corretamente os procedimentos para que não haja problemas com a Receita Federal. “A declaração de Imposto de Renda é uma obrigatoriedade que, se não cumprida, pode gerar implicações com a emissão de documentos, impedimento de movimentações financeiras e problemas para assumir cargos públicos. Outra orientação é que a população não deixe para declarar próximo a data limite”, finaliza. 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑