Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Cerimônia de premiação do 30º Prêmio Bahia Aplaude será hoje



Edição comemorativa do maior prêmio baiano de teatro vai ser realizada no Teatro Sesc Casa do Comércio, às 20h



A maior celebração do teatro baiano está chegando. Ocorre no dia 29 de maio (quinta-feira), às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, a cerimônia da 30ª edição do Prêmio Bahia Aplaude. Com o tema “Central dos Sonhos: o show começa aqui”, a noite promete reunir nomes de destaque da cena teatral, como atores, diretores, jornalistas, críticos e escritores em um evento marcado por homenagens, encenações, performances musicais e muitas surpresas preparadas especialmente para uma das datas mais esperadas do ano pela classe artística baiana.


O 30º Prêmio Bahia Aplaude é uma realização da Aplaude Produções e Ministério da Cultura, sob a coordenação da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda; e Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).


As boas-vindas ficarão à cargo do mestre de cerimônia, o ator baiano Fábio Vidal, que irá conduzir a premiação e anunciar os grandes homenageados da noite. Entre eles, estão o criador do Prêmio, Marco Antônio Queiroz, e o jornalista José Cerqueira Filho, que acreditaram na ideia do Troféu Bahia Aplaude em 1993 e abriram os caminhos para sua existência até os dias de hoje. Também recebem a homenagem Marcos Uzel, colunista, articulista e crítico teatral, reconhecido pela preservação da memória do teatro baiano, e Ana Paula Bouzas, uma potência feminina nas artes, que sempre reforçou o poder transformador do teatro.




Tributo à persistência - Responsável pelo roteiro e direção artística, Ridson Reis preparou uma costura cênica que vai atravessar a cerimônia, por meio de uma experiência visual e sonora que promete trazer, em cada detalhe, referências a peças e figuras emblemáticas do teatro baiano dos últimos 30 anos. Entre uma categoria e outra, o palco será tomado por diversas expressões artísticas, incluindo cenas, canções, coreografias, fotos, vídeos, textos e até figurinos originais de espetáculos antigos que irão preencher o lugar com muita emoção e nostalgia.



“Dirigir um Prêmio do qual já participei como artista e como espectador é motivo de imensa felicidade. Este ano, escolhemos falar sobre sonhos. O sonho de ser artista, continuar vivendo de arte, pagar as contas sendo artista. Estamos construindo uma cerimônia que celebra esses sonhos e que também reflete, tensiona e questiona a realidade de ser artista nesta cidade, neste país. É um tributo à persistência, à beleza e à luta que existem em cada trajetória artística”, afirma Ridson.



“O Prêmio Bahia Aplaude tem orgulho de testemunhar, há 30 anos, a inventividade dos artistas de teatro do nosso estado. Nesta 30ª edição, vamos celebrar essa história, que é composta integralmente pelas pessoas que fazem parte desta cena. Como em todos os anos, será uma noite de comemoração pelo conjunto de espetáculos que foram assistidos. É um momento de festa!”, comemora Jorge Albuquerque, produtor do evento.



Central dos Sonhos - Nesta edição comemorativa de 30 anos, o Prêmio Bahia Aplaude revisita momentos inesquecíveis do teatro nacional, celebrando sua história. Para costurar essa viagem, entram em cena as personagens Jaqueline e Juliete, interpretadas pelas atrizes Heloísa Jorge e Mariana Borges, atendentes de telemarketing que vendem ingressos de espetáculos baianos icônicos e recriam músicas e cenários, transformando o palco em um portal onde passado e presente se unem em puro encanto. A direção musical é assinada por Jarbas Bittencourt e a direção coreográfica por Arismar Adoté.



Entre um ato e outro, os troféus serão entregues para os vencedores das nove categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance e Categoria Especial. 



A comissão julgadora desta edição é formada por Cristina Leifer, atriz, diretora e pesquisadora; Djalma Thürler, artista-pesquisador interdisciplinar, diretor artístico, dramaturgo e professor; Jorge Washington, ator e integrante do Bando de Teatro Olodum; Luciana Comin, atriz, professora, doutora, dramaturga e roteirista; e Rodrigo Severo, artista, pesquisador, professor, doutor e mestre em artes cênicas.




SERVIÇO:



Cerimônia de Premiação - Prêmio Bahia Aplaude 2025



Quando: 29 de maio (quinta-feira), às 20h


Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio


Endereço: Av. Tancredo Neves, 1.109 - Caminho das Árvores, Edifício Casa do Comércio - Salvador/BA, 41820-021



Indicados ao Prêmio Bahia Aplaude 2024/2025


Espetáculo Adulto: Candomblé da Barroquinha, Hoje é dia de Rock, Homem é Homem, Os dias lindos de Celina Bonsucesso, Torto Arado.


Espetáculo Infantojuvenil: Casa Barriga, Infinito, Meninas contam a Independência.


Direção: Caio Rodrigo e Pedro Benevides (Homem é Homem), Daniel Marques (Hoje é dia de Rock), Elísio Lopes Júnior (Torto Arado), Márcio Meirelles (Sr. Oculto), Thiago Romero (Candomblé da Barroquinha).


Ator: Diogo Lopes Filho (Torto Arado), João Vitor Sobral (Hoje é dia de Rock), Leandro Santolli (Chame Gente), Lúcio Tranchesi (Homem é Homem), Mano Leone (Hoje é dia de Rock).


Atriz: Ella Nascimento (Felebé, felebé! Meu amigo é meu dinheiro), Larissa Luz (Torto Arado), Kátia Leal (Os dias lindos de Celina Bonsucesso), Sibele Lélis (Flor d’água, mulher do rio), Vika Mennezes (Mukunã: do fio à raiz).


Texto: Aldri Anunciação, Fábio Espírito Santo e Elísio Lopes Júnior (Torto Arado), Daniel Arcades (Candomblé da Barroquinha), Gildon Oliveira (Nó), Mônica Santana (Sr. Oculto), Paulo Henrique Alcântara (Os dias lindos de Celina Bonsucesso).


Revelação: Caio Rodrigo e Pedro Benevides (cenografia de Homem é Homem), Danilo Cairo e Leandro Santolli (texto de Chame Gente), Filêmon Cafezeiro e Liz Novais (composição de Mukunã: do fio à raiz), Mafá Santos (sonoplastia de Bicho de duas patas), Rodrigo Queiroz (direção de Casa Lamentos).


Performance: Ex-passo, Noiva.


Categoria Especial: Guilherme Hunder (figurinos de Infinito e Monocontos), Jarbas Bittencourt (direção musical e composição de Torto Arado), Luciano Salvador Bahia (direção musical e arranjos de O Mar de Caymmi), Sibele Lélis (composição e trilha sonora de Flor d’água, mulher do rio), Thiago Romero (direção de arte de Candomblé da Barroquinha).


Sobre o Prêmio Bahia Aplaude - Com três décadas de uma trajetória que reconhece e celebra os destaques das artes cênicas baianas, o Prêmio Braskem de Teatro passa a se chamar Prêmio Bahia Aplaude. O nome homenageia as origens da premiação, que começou como Troféu Bahia Aplaude e agora expande sua assinatura para novas parcerias. Site oficial: https://www.bahiaaplaude.com.br/. 


O intuito é fortalecer a cadeia criativa do teatro, dando possibilidade de agregar outras marcas que acreditam no grande potencial transformador da arte, assim como a Braskem, forte impulsionadora do teatro baiano.



Fotos: Casaes/BAPRESS


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑