Espetáculo “Ao Pé do Caboclo” abre comemorações do 2 de Julho em Salvador.
O show "Ao Pé do Caboclo", dirigido pelo Balé Folclórico da Bahia, abre, mais uma vez, as comemorações do 2 de Julho em Salvador. A performance, baseada no trabalho da coreógrafa Lia Robatto, acontecerá neste sábado (28) e domingo (29), às 19h, na Praça do Campo Grande.
O evento, que é totalmente gratuito, é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Mais uma vez, o espetáculo vai juntar os bailarinos da companhia com os indígenas Xukuru-Kariri, unindo teatro e dança diante do público, literalmente aos pés do caboclo, no monumento que recorda a batalha pela Independência do Brasil na Bahia.
A performance deste ano envolve mais de 150 artistas, incluindo bailarinos e músicos de uma orquestra especial. "Ao Pé do Caboclo" é um autêntico espetáculo cênico que celebra a história da Independência da Bahia, exaltando a bravura do povo baiano e prestando homenagem a uma das precursoras da dança no Brasil: a coreógrafa Lia Robatto, que concebeu a coreografia original em 1977. A versão original da peça iniciava-se no Teatro Castro Alves e terminava no monumento na Praça do Campo Grande, percorrendo entre os espectadores, que participavam ativamente do espetáculo.
Ademais, "Ao Pé do Caboclo" terá a participação especial do ator baiano Breno da Matta, que ganhou notoriedade nacional ao dar vida ao Padre Lívio. na novela Renascer. Atualmente, ele está em cena na novela Vale Tudo, da Rede Globo.
Inicialmente, acredito que o espetáculo é belo e de grande relevância, pois aborda de maneira significativa as figuras que, de alguma maneira, participaram do 2 de Julho na luta concreta: mulheres, capoeiristas, indígenas e a comunidade negra. "Ser capaz de interpretar um dos caboclos que trazem essa sabedoria ancestral, expressando palavras belas e poderosas, é uma grande honra para mim", afirma o ator.
Homenagem - Fernando Guerreiro, presidente da FGM, destaca que "Ao Pé do Caboclo" presta uma singela homenagem à peça de Lia Robatto, que foi apresentada há quarenta anos, e que evoca a tradição do Caboclo com o 2 de Julho no Campo Grande. "O Balé Folclórico da Bahia recriou este espetáculo, prestando uma grande homenagem que engloba dança, música e teatro, contando com a participação de mais de 200 artistas. Certamente, no ano passado causou um grande impacto, os visitantes ficaram encantados e, por isso, decidimos reexibir este ano, com um convidado especial, o ator Breno da Matta. "As pessoas podem novamente desfrutar de um grande espetáculo", considera.
Vavá Botelho, fundador e diretor-geral do Balé Folclórico, prevê que o êxito de público em 2025 será triplicado. "Conseguimos aprimorar os detalhes de iluminação para proporcionar mais assentos nas laterais, permitindo a visualização de todos." Com a filmagem das apresentações do ano passado, enviamos para todos os indígenas, para a orquestra e, assim, conseguimos aprimorar os detalhes. Creio que este ano será ainda mais belo e a chegada do Breno proporcionou um acréscimo incrível”, comenta.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS
0 comentários :
Postar um comentário