BC confirma que o vazamento no sistema do CNJ afetou 47 milhões de chaves Pix de 11 milhões de indivíduos.
Na quinta-feira, 24, o Banco Central informou que o incidente de segurança que afetou o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), levou à exposição de dados relacionados a 46,898 milhões de chaves Pix, de 11,003 milhões de indivíduos.
Isso se deve ao fato de que aproximadamente 11 milhões de CPFs foram expostos, porém cada CPF pode estar vinculado a várias chaves Pix. O incidente aconteceu nos dias 20 e 21 e foi anunciado pela autoridade monetária e pelo CNJ na noite de quarta-feira, dia 23. O vazamento afetou informações de cadastro, como CPF, nome do usuário e instituição de relacionamento.
De acordo com o CNJ, não foi possível acessar nenhum dado protegido pelo sigilo bancário, como saldos, senhas ou extratos, nem valores depositados.
"É fundamental destacar que as informações divulgadas não possibilitam a realização de transações ou transferências financeiras, nem o acesso a contas bancárias." Mesmo assim, por precaução, é importante ter em mente que a divulgação de informações pessoais pode gerar riscos.
Por esse motivo, o CNJ reforça as orientações de segurança que os bancos costumam divulgar regularmente”, afirmou o CJN em comunicado.
Imagem: Adobe
0 comentários :
Postar um comentário