![]() |
O mês de julho, com suas chuvas constantes, exige atenção nas praias de Salvador.
Com a chegada de mais um final de semana e um inverno caracterizado pela formação de frentes frias em Salvador, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), emite um alerta sobre os cuidados necessários ao tomar banho de mar nesse período.
Os banhistas também devem estar atentos a possíveis descarga
"Esse é um período extremamente arriscado, com momentos de chuva muito intensos. "O mar ainda apresenta características de inverno, com correntes de retorno mais intensas e ondas maiores, o que eleva o risco de afogamento", afirma Kailani Dantas, coordenador da Salvamar.
s elétricas provenientes de nuvens carregadas. "Orientamos sempre que as pessoas procurem tomar banho perto de um posto de salva-vidas ou nas proximidades de profissionais que estejam em atividade. Além de manter constante atenção às crianças, é importante não perder o contato visual nem se afastar mais do que a distância de um braço, complementa o gestor.
Também é importante procurar informações sobre o local mais adequado para nadar, as áreas mais perigosas e onde se encontram as correntes de retorno.
Outra preocupação relevante diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas. Ao consumir essas substâncias, é importante evitar o banho de mar, já que o álcool pode criar uma falsa impressão de habilidade física adequada para lidar com as ondas e correntes, o que pode ser arriscado.
Kailani Dantas recorda também uma frase frequentemente dita pelos agentes: “água no umbigo é sinal de perigo”. Se o banhista entrar em uma corrente de retorno, a recomendação é nadar paralelamente à praia até sair da corrente, nunca contra ela, pois isso pode causar cansaço e, consequentemente, afogamento.
Também é necessário estar atento ao uso de boias no mar, pois esses objetos flutuantes são levados mais facilmente pela correnteza.
Contato – Em situações de emergência, além do contato direto com os profissionais na área entre o Jardim de Alah e Ipitanga, a Salvamar pode ser contatada pelo telefone (71) 3202-4970.
Para ocorrências registradas em outras praias, o contato deve ser feito pelo número 193, através do Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros.
Previsão - A Defesa Civil de Salvador (Codesal) prevê que a capital baiana continuará recebendo chuvas até esta sexta-feira (18). O dia será marcado por céu nublado a parcialmente nublado, com grandes possibilidades de chuvas leves a moderadas ao longo de todo o período.
0 comentários :
Postar um comentário