Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de julho de 2025

Cinema baiano em destaque no Rio

 


Cinema baiano em destaque no Rio com estreia de Guardião, filme sobre masculinidade e afeto 

Fotos: https://bit.ly/GuardiaoFotos 


Filmado em Salvador, história aborda infância queer e afetos familiares, trazendo olhar poético para exibição no Festival Rio LGBTQIA+ no dia 6 de julho


O curta-metragem “Guardião”, novo trabalho do cineasta baiano Eduardo Tosta, estreia nacionalmente no Festival Rio LGBTQIA+, integrando a Seleção Oficial da mostra. A sessão especial acontece no próximo domingo, 6 de julho, às 17h30, no Cinema 2 do CCBB Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil).


A produção, que dialoga com temas como identidade de gênero na infância, conflitos geracionais e expressões folclóricas brasileiras, chega ao circuito com a assinatura de um diretor reconhecido por sua estética autoral e narrativa sensível. Rodado inteiramente em Salvador, o filme traz uma trama íntima e simbólica que retrata o embate emocional entre um avô e seu neto em torno de uma fantasia para uma festa folclórica.


Uma fantasia que revela silêncios

Na história, Lino é avô solo de um menino de 8 anos. Suas responsabilidades mudam de rumo quando, para uma festa de folclore brasileiro na escolinha, o neto decide ir fantasiado de Curupira, com saia e tudo. O convite, cheio de imaginação e afeto, desencadeia no avô sentimentos contraditórios e memórias adormecidas, dando início a uma delicada jornada sobre masculinidade, aceitação e cuidado intergeracional.


Carlos Betão, veterano da televisão e do cinema nacional, interpreta Seu Lino com emoção contida e olhar profundamente humano:


“Eu tive a honra e o privilégio de ter feito esse filme. É um roteiro instigante, de uma poesia profunda, cheio de nuances. Logo na primeira leitura, nos oferece imagens povoadas por silêncios e olhares.”, destaca o ator, atualmente em cartaz na novela No Rancho Fundo, da TV Globo.


Ao lado dele, está a atriz Luciana Souza, conhecida por seus papéis em Ó Pai, Ó e Bacurau, que ressalta a potência política e cultural da obra:


“Me alegra saber que diretores tão jovens tragam nas suas produções as manifestações culturais populares para falar de temas que estão na ordem das emergentes temáticas sociais. É logicamente desafiadora a criação de uma nova personagem e ao mesmo tempo estimulante. As ideias de Eduardo são lindas",afirma.


O papel de Fernando marca a estreia do pequeno João Sena, de 8 anos, escolhido em seletivas em Salvador. Sua performance, autêntica e espontânea, é um dos pontos altos do filme. Para o diretor Eduardo Tosta, Guardião nasceu de uma memória pessoal profunda — uma lembrança de infância que emergiu com força emocional:


“Sempre me fascinou a ideia de que o cotidiano familiar é o cenário das narrativas melodramáticas mais intensas — onde aconchego e desconforto raramente têm fronteiras nítidas. Guardião nasceu de uma lembrança que ressurgiu como um relâmpago emocional, algo que pensei estar enterrado, mas que me tomou quando meus olhos marejaram ao lembrar da minha infância, da minha antiga casa, da minha avó. Naquele instante, soube que precisava transformar aquilo em filme. Uma história sobre infância queer, abismos geracionais e os tabus que ainda moldam as relações familiares, tudo contado como uma colcha de retalhos, fantasia folclórica e a beleza dos detalhes frescos da juventude — como corações de origami que se desdobram lentamente.”


Com passagens por festivais como Cannes, In-Edit e o Panorama Coisa de Cinema, Tosta agora firma Guardião como mais uma peça relevante de sua trajetória no cinema independente baiano.


A produção é da Camaleoa Filmes e foi contemplada pelo edital SalCine, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e Ministério da Cultura.


Filme: Guardião

Direção: Eduardo Tosta

Sessão: Domingo, 6 de julho, às 17h30

Local: Cinema 2 – CCBB Rio de Janeiro no Festival Rio LGBTQIA+ – Seleção Oficial


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑