Chefs renomados ensinam receitas com bacalhau Caxamar para aquecer na estação mais fria
O bacalhau é uma peça que combina com diferentes temperos e uma variedade de preparos na cozinha. No inverno, algumas receitas quentes com o peixe são ótimas para aquecer, seja em um almoço em família, em jantares a dois ou momentos à mesa com amigos.
A Caxamar, tradicional indústria e marca portuguesa de bacalhau, conta com diversos chefs e restaurantes brasileiros parceiros, entre eles Ivan Santinho (Baixo Gastronômico), Aluísio Sabino (Casa Santo Antônio) e Roberta Sudbrack (SUD, O Pássaro Verde), como parte do objetivo de trazer para o mercado gastronômico do Brasil a qualidade exercida há mais de três décadas no país lusitano.
Confira abaixo três receitas especiais com bacalhau Caxamar para o inverno, assinadas por chefs parceiros.
Lombo de bacalhau Caxamar com legumes tostados e ovo caipira do chef Ivan Santinho
Tempo médio de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
- 1kg de lombo de bacalhau Caxamar dessalgado
- 75g pimentão vermelho
- 75g pimentão amarelo
- 75g tomatinhos Sweet grape amarelo
- 75g tomatinhos Sweet grape vermelho
- 100g cogumelos shitake
- 150g cebolinhas pérolas pequenas
- 150g batatinhas
- 150g brócolis comum
- 1 cabeça de alho
- 6 folhas de louro
- 1 ramo tomilho fresco
- 1 ramo alecrim fresco
- 4 ovos caipiras
- 75g azeitona preta sem caroço
- Pimenta do reino, sal refinado e flor de sal a gosto
- 500ml azeite extravirgem
Modo de preparo:
Comece retirando apenas os espinhos laterais e central, mantendo a pele do bacalhau Caxamar.
Com apenas uma pequena parte do azeite, doure os dentes de alho inteiros e sem casca numa panela. Após dourado, adicione 3 folhas de louro e o restante do azeite e acrescente os lombos de bacalhau. Cozinhe em fogo bem baixo por 10 minutos, sem deixar ferver/fritar.
Enquanto isso, corte os pimentões em cubos, os cogumelos shitakes em quartos e a ponta dos brócolis. Descasque as cebolinhas e as cozinhe junto com as batatas até ficarem macias (nessa água adicione uma colher de sopa de sal e 3 folhas de louro). Cozinhe as pontas dos brócolis por 2 minutos e, logo em seguida, coloque em uma travessa com água e gelo para parar a cocção e manter a cor intensa.
Grelhe todos os legumes com o azeite que cozinhou o bacalhau até obter um dourado intenso.
Cozinhe o ovo caipira por 8 minutos, descasque e corte ao meio.
Em um refratário fundo, coloque as batatas e cebolas por baixo e, em seguida disponha, os lombos de bacalhau por cima. Complete os espaços com o restante dos legumes e finalize com todo o azeite da cocção do bacalhau, incluindo os dentes de alho confitados. Por fim, acrescente ervas frescas e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos.
Depois do tempo de preparo, coloque os ovos cozidos partidos ao meio e volte ao forno por mais 2 minutos apenas para aquecer os ovos.
Para servir, finalize com azeitonas e tempere o ovo com flor de sal e pimenta do reino.
Bacalhau Caxamar ao creme de Mascarpone da Casa Santo Antônio
Tempo médio de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 ou 5 pessoas
Ingredientes:
- 1 kg lombo de bacalhau Caxamar dessalgado
- 500 ml azeite de oliva extra
- 1 ramo de alecrim
- 500g de molho branco
- 500g de Mascarpone
- 200g Queijo parmesão para gratinar
- 1 maço pequeno de cebolete cortada fininha para finalizar
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Inicie a receita, aquecendo o azeite com o ramo de alecrim em baixíssima temperatura. Coloque os lombos de bacalhau Caxamar no azeite e deixe por 8 minutos, evitando que ferva ou frite - ele estará pronto quando tocar e aparecer as lascas.
Em outra panela, misture o molho branco (receita abaixo) com o mascarpone. Mexa até dissolver e temperar com sal e pimenta do reino.
Finalizando, em um refratário, acrescente o creme mascarpone e organize em cima as postas de bacalhau. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno à 200° por 10 minutos até aquecer bem e gratinar. Sirva com cebolete por cima.
Obs: o processo de cozimento do bacalhau pode ser feito na véspera. No dia apenas gratinar no forno.
Para a preparação do molho branco, siga:
Ingredientes:
- 30g manteiga
- 30g farinha de trigo
- 500ml leite
- Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Modo de preparo:
Dissolva a farinha na manteiga quente. Cozinhe por 5 minutos (para tirar o gosto da farinha), enquanto soma o leite aos poucos, mexendo com um Fouet. Quando estiver todo o leite na mistura, mexa até engrossar.
Acompanhamentos para o Bacalhau Caxamar
1) Brócolis puxados na manteiga
2) Batata Rosti
- 5 batatas grandes cozidas
- 1 alho-poró cortado Julienne
- 200g de queijo Gruyere
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas e depois rale em tiras grossas. Salteie o alho poró com um fio de azeite de oliva e tempere com sal e pimenta. Depois, misture a batata ralada com o alho poró e o queijo gruyere ralado. Amasse círculos de 200g da mistura em formato de hambúrguer e os sele na frigideira até os dois lados ficarem dourados Para servir, junte ao bacalhau e os brócolis grelhados.
Bacalhau Caxamar na brasa, mandioquinha defumada e couve mineira da chef Roberta Sudbrack
Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes:
- 2 Lombos de bacalhau Caxamar dessalgado
- Azeite de oliva extravirgem
- 4 folhas de couve orgânicas
- 4 mandioquinhas cozidas
- 2 cebolas assadas
Modo de preparo:
Seque bem os lombos de bacalhau Caxamar e depois passe azeite em ambas. Escolha uma grelha própria para peixe e asse o bacalhau na churrasqueira em brasa moderada.
Num recipiente refratário, acrescente mandioquinhas já cozidas, cubra com azeite de oliva e tempere com sal grosso. Coloque o recipiente diretamente na brasa por 15 minutos. Quando faltarem 2 minutos, pegue uma ou duas brasas quentes e coloque diretamente no azeite para defumar as mandioquinhas.
Aqueça as cebolas e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Doure as folhas de couve até ficarem bem crocantes e ligeiramente chamuscadas. No final, retire o bacalhau da churrasqueira e passe azeite de oliva novamente. Sirva com as mandioquinhas, as cebolas e a couve.
0 comentários :
Postar um comentário