Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Farmácias são interditadas por venda ilegal de medicamentos

 


Quatro farmácias são interditadas em Maragogipe por venda ilegal de medicamentos controlados


Operação Pharmaco apreende quase 49 mil unidades de remédios irregulares


A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (29), a Operação Pharmaco, que resultou na interdição de quatro farmácias no município de Maragogipe, incluindo o distrito de São Roque do Paraguaçu, e na apreensão de 48.960 unidades de medicamentos sujeitos a controle especial, comercializados de forma ilegal. Durante a ação, dois proprietários foram conduzidos à Delegacia Territorial de Maragogipe, onde foram ouvidos para prestar esclarecimentos.



A operação foi coordenada e conduzida pela Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), a partir de denúncia formalizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF/BA), que identificou irregularidades como ausência de responsável técnico, funcionamento com documentos vencidos e comércio ilegal de medicamentos ,incluindo anabolizantes e substâncias de venda controlada ,em estabelecimentos sem alvará e sem farmacêuticos habilitados.



A investigação apontou que as farmácias envolvidas operavam sob múltiplos CNPJs e mantinham vínculos logísticos e jurídicos entre si, com indícios de reincidência em infrações sanitárias e criminais. Os locais estavam sob a gestão de dois núcleos familiares, com atuação concentrada nos municípios de Maragogipe e Muritiba. Além das infrações administrativas, as condutas observadas podem configurar violações à Portaria nº 457/2024, que regula a comercialização de produtos químicos sujeitos à fiscalização da Polícia Civil.



Ao todo, seis farmácias foram fiscalizadas, e quatro foram interditadas. Os medicamentos apreendidos estavam armazenados sem controle e à margem da regulamentação sanitária. A Operação Pharmaco contou com o apoio dos Departamentos Especializados de Investigações Criminais (Deic) por meio da Delegacia de defesa do Consumidor (Decon), de Polícia do Interior (Depin), Especializado de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), e com a atuação integrada do CRF/BA, da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).







Fonte

Marcela Correia/Ascom PCBA


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑