Após um potente terremoto de magnitude 8,8 na costa leste da Rússia, que ocorreu na noite de 29 de julho, as primeiras ondas de tsunami chegaram ao Alasca e ao Havaí. O Centro de Alerta de Tsunami dos EUA informou que o oeste dos Estados Unidos está se preparando para novas ondas, com efeitos previstos na Califórnia e em outros estados costeiros nas próximas horas.
Um dos terremotos mais intensos já registrados gerou alertas de tsunami em toda a região do Pacífico, impactando diversos países, como Japão, China, Filipinas, Indonésia e Peru.
Apenas no Japão, mais de 1,9 milhão de pessoas foram instruídas a evacuar, ao passo que as autoridades californianas orientam os habitantes a evitar praias e regiões litorâneas.
Terremotos desse tipo podem provocar tsunamis que cruzam oceanos, colocando em risco comunidades costeiras afastadas. Eles também servem como um lembrete do enorme e incontrolável poder do planeta. Enquanto alguns provocam danos mínimos, outros causam destruição e perdas generalizadas.
0 comentários :
Postar um comentário