A Feira Artística Feminista BaZá RoZê celebra o mês dos pais com o tema “Pai presente é Pai semente”.
A programação conta com moda, decoração, designer, literatura e gastronomia-, seguida de oficinas gratuitas de argila e origami, brincadeiras criativas e shows da cantora Angela Velloso e banda (Tributo a Gil – sáb,17h30) e do cantor Filipe Lorenzo (dom, 17h). O público poderá conferir as exposições “Carybé e o povo da Bahia” e “Bancos Indígenas do Brasil – Rituais”.
RoZê Ocupa MAB (Corredor da Vitória), 2 e 3 de agosto com entrada gratuita.
Como missão de democratizar a arte para pessoas de todas idades, o BaZá RoZê atrai famílias, grupos de amigos/as, entusiastas e referências culturais para prestigiar as variadas linguagens artísticas propostas pelo evento que chega, pela primeira vez no MAB - Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória), nos dias 2 e 3 de agosto, com entrada gratuita. Ocupar lugares históricos e equipamentos culturais da cidade de Salvador oferecendo arte, cultura e entretenimento para toda a família é o principal objetivo do ROZÊ OCUPA – projeto de expansão e empreendedorismo com protagonismo feminino idealizado pela Feira Artística Feminista, BaZá RoZê.
Para reforçar a importância da presença real da paternidade, a edição de agosto traz o tema “Pai presente é Pai semente” - um chamado pela presença do pai semeando em família, cuidando e zelando pelos filhos, para assim colher o amor dos mesmos. O BaZá RoZê celebra o tema para sensibilizar, trocar ideias, valorizar a importância da paternidade presente e amorosa para os filhos em qualquer idade, em suas diferentes formas de educar e paternar.
Para Brenda Medeiros, jornalista, produtora cultural e idealizadora do projeto RoZê, para cuidar de uma cria é necessário anos de dedicação para esperar crescer, assim como uma árvore – “é preciso semear, regar, ver a raiz amadurecer no ciclo natural da vida”. Brenda ressalta que para isso é importante realizar esse trabalho em parceria com a aldeia que envolve os responsáveis pela criança para que o ciclo seja harmônico e gere independência e felicidade. “Nosso pai semente é um presente, pois pai que faz sua parte, a Mãe Natureza agradece”, conclui.
ROZÊ NO MAB E MAB NO ROZÊ – FEIRA E MUSEU + MUSEU E FEIRA
Com o objetivo de ocupar lugares históricos e equipamentos culturais da capital baiana, o RoZê recebe o público no Museu de Arte da Bahia-, primeiro museu do estado, criado em 1918 e um dos dez primeiros do país. Os visitantes vão poder desfrutar da arte em suas variadas manifestações, dentro e fora das portas do museu, passeando pelas exposições “Carybé e o povo da Bahia” , Bancos Indígenas - Ritual”, e também por estandes de artesanato regional, moda e acessórios, peças decorativas, literatura, brinquedos educativos, gastronomia, além de participarem de oficinas, shows, atrações infantis e muito mais. Um encontro de feira e museu que reafirma o compromisso com a diversidade e contemporaneidade artística e valoriza a troca de saberes e vivências sobre o universo artesanal e empreendedor da economia criativa da Bahia.
.
O MAB, que acabou de completar 107 anos, abre as portas para o público conhecer o acervo que inclui pinturas, esculturas, artes decorativas, azulejos e mobiliário dos séculos XVII ao XX, totalizando cerca de 20 mil peças. O complexo do MAB, conhecido como Palácio da Vitória, ocupa um prédio histórico projetado por Antônio de Lacerda em estilo neocolonial. Construído nas primeiras décadas do século XX, o edifício possui elementos arquitetônicos de solares e conventos baianos, incluindo azulejos portugueses do século XIX e uma portada barroca do século XVII tombada pelo IPHAN. O MAB é administrado pelo IPAC, autarquia vinculada à SECULT – Governo da Bahia e está aberto ao público com entrada gratuita, de terça a domingo, das 10h às 18h.
Na programação cultural de agosto, o público poderá conferir no RoZê Ocupa, o show de Angela Velloso e banda em Tributo a Gilberto Gil (02/08, Sáb/17h30) - cada vez mais com seu talento reconhecido na Bahia e pelo país afora, ela traz no repertório canções dos álbuns Refavela, Expresso 2222, Realce, entre outros. Além de cantora, Angela é uma artista de vozes e sonoridades múltiplas, que se destaca como compositora, arranjadora, intérprete, produtora e educadora musical. Em sua bagagem musical transita entre a MPB, o Jazz e diversos outros estilos. Aos 27 anos já integrou vários projetos (Solana Star, Grupo Ofá, Outras Vozes, Banda Terraquea, Quintas Brasileiras, Beto Martins Quinteto) e, até então, já lançou três álbuns, além de três EPs e cinco singles.
No show de encerramento contamos com a apresentação de Filipe Lorenzo (3/08, Dom/17h). O cantor e compositor está de volta à sua cidade natal, Salvador, para uma apresentação única acompanhado do baterista Gabriel Zunga. Filipe traz um repertório que transita entre canções autorais que reúnem influências da música afro-baiana e elementos da contemporaneidade, parcerias e releituras de clássicos da música popular brasileira. Em sua carreira, lançou o primeiro e premiado disco 'Odisseia Baiana', em 2016. De lá pra cá, o cantor vem lançando singles e videoclipes contando sempre com parceiros especiais, como Luedji Luna e Emillie Lapa, Antônio Carlos e Jocafi e também com Ian Lasserre e Mateus Aleluia, artistas importantes para história da música brasileira.
O RoZê Ocupa também promove oficinas para toda a família - "Arte em Papel - Origami" (Sáb/Dom, 15h às 17h30), com duas artistas da delicadeza da arte milenar japonesa: Julia Luz: empreendedora, artista visual, arteterapeuta, arquiteta e origamista de @orig.arte e Mariana D’Oliveira: empreendedora, designer e origamista de @ateliermaridoliveira. Na oficina “Modelagem livre em argila” (Sáb/Dom, 15h30), o público irá imergir numa vivência sensorial e criativa por meio da argila, explorando formas tridimensionais em um processo livre, lúdico e artístico. A atividade será ministrada pelo professor Sandoval Soares e faz parte da iniciativa que propõe encontros culturais, oficinas e experiências coletivas no MAB. E para a criançada, as Vivências Brincantes (Sáb/Dom, 15h) com Luciene Magia irão valorizar a importância do brincar livre e a participação coletiva em jogos criativos.
Para quem deseja passear por dentro do museu, encontra-se em cartaz a mostra “Carybé e o povo da Bahia”, apresentando publicamente pela primeira vez 227 desenhos originais em nanquim sobre o papel de Carybé com os tipos sociais, os costumes e a paisagem citadina de Salvador (lida como Bahia) e a exposição “Bancos Indígenas do Brasil – Rituais” com uma seleção inédita de peças da Coleção BEĨ. A mostra reúne 100 bancos de 39 etnias indígenas, esculpidos com diferentes finalidades cerimoniais e cotidianas, revelando a diversidade estética, simbólica e espiritual da arte dos povos originários. Mais que objetos de uso, os bancos indígenas são expressões de pertencimento e conexão com o mundo espiritual. Presente em rituais de cura, festas de colheita, cerimônias de iniciação e homenagens aos mortos, cada peça carrega traços do cotidiano e da cosmologia das comunidades.
HISTÓRICO ROZÊ
Fundado na Casa Rosada dos Barris (2018), o RoZê já realizou ocupações em museus e instituições culturais - Palacete das Artes, MAC - BA (Museu de Arte Contemporânea da Bahia), MAM - BA (Museu de Arte Moderna da Bahia), Aliança Francesa de Salvador, Goethe-Institut SSA, Biblioteca Central da Bahia. Participou também do Verão da OSBA - Orquestra Sinfônica da Bahia, Casa Ninja Bahia,Virada Sustentável SSA e dos Festivais: Sangue Novo, Radioca, Novíssimos Labs, além de ter promovido festivais próprios na Casa Rosa e na Casa Pia de São Joaquim.
PROGRAMAÇÃO 02 e 03 DE AGOSTO/ SÁB 14H ÀS 20H/ DOM 13H às 19H/MAB – MUSEU DE ARTE DA BAHIA – CORREDOR DA VITÓRIA/ ENTRADA GRATUITA
SÁBADO
- OFICINA ARTE EM PAPEL – ORIGAMI/15H ÀS 17H30 (TURMA A CADA ½ HORA)
- OFICINA MODELAGEM LIVRE DE ARGILA/15H30 (TURMA ÚNICA)
- VIVÊNCIAS BRINCANTES – BRINCADEIRAS CRIATIVAS/ A PARTIR DAS 15H
- SHOW ANGELA VELLOSO E BANDA – TRIBUTO A GIL/17H30
- EXPOSIÇÕES MAB – CARYBÉ E O POVO DA BAHIA E BANCOS INDÍGENAS DO BRASIL - RITUAIS
DOMINGO
- OFICINA ARTE EM PAPEL – ORIGAMI/15H ÀS 17H30 (TURMA A CADA ½ HORA)
- OFICINA MODELAGEM LIVRE DE ARGILA/15H30 (TURMA ÚNICA)
- VIVÊNCIAS BRINCANTES – BRINCADEIRAS CRIATIVAS/ A PARTIR DAS 15H
- SHOW FILIPE LORENZO/17H
- EXPOSIÇÕES MAB – CARYBÉ E O POVO DA BAHIA E BANCOS INDÍGENAS DO BRASIL - RITUAIS
0 comentários :
Postar um comentário