Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Esporte transforma vidas de crianças e jovens


 

Esporte transforma vidas de crianças e jovens com deficiência em Salvador


Centro de Referência Paralímpico Bahia na Unijorge oferece diversas modalidades paradesportivas


De 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla chama atenção para a inclusão e o combate ao preconceito. Para pessoas com deficiência, o esporte desempenha um papel importante, ajudando a desenvolver habilidades, ampliar a participação social e fortalecer a autoestima.


Em Salvador, iniciativas como o Centro de Referência Paralímpico Bahia, parceria da Unijorge com o Comitê Paralímpico Brasileiro, incentivam a descoberta de talentos e o desenvolvimento de jovens de 7 a 17 anos em atividades gratuitas.


Inaugurado em 2022, o Centro de Referência Paralímpico Bahia atende mais de 100 alunos e oferece aulas nas modalidades badminton, tiro com arco, bocha, atletismo, goalball e tênis de mesa. Além das atividades esportivas, disponibiliza suporte com acompanhamento multidisciplinar dos cursos de Psicologia e de Educação Física. As aulas são realizadas no Centro Esportivo Unijorge, que conta com o Espaço Multifuncional de Atividades Físicas e a Quadra Poliesportiva.


De acordo com o supervisor do Centro, Wilson Brito Filho, as práticas esportivas, considerando suas dimensões sociais e profissionais capacitados, são importantes interfaces educacionais para a ampliação e desenvolvimento do repertório psico-cognitivo-motor, social e afetivo. “Através delas, é possível promover um processo de inclusão qualitativo e referenciado nas potencialidades e limites de cada sujeito”, afirma.


O impacto do esporte vai além dos alunos e beneficia também as famílias, como conta Clea Lucena, mãe de Samuel, de 13 anos, que está no CRPBA há um ano e pratica badminton. Em poucos meses, ela percebeu uma evolução significativa no filho, que a cada dia a surpreende. Em 2024, Samuel participou das Paralimpíadas Escolares em São Paulo, conquistando duas medalhas de bronze, e está na lista dos convocados para competir novamente este ano.


“Estamos muito felizes e agradeço a Deus e a toda a equipe do CRPBA, que acolhe crianças e adultos e abraça nossa família de uma forma geral”, diz a mãe.


Para conhecer mais sobre o Centro de Referência Paralímpico Bahia, acesse a página @crparalimpico.bahia no Instagram.




Foto: Wilson Filho/CRPBA


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑