Pivô Salvador completa dois anos e divulga programação com exposição inédita e laboratório criativo em arte e tecnologia
A instituição de arte e pesquisa consolida sua presença na cena cultural baiana com programação inédita e gratuita que conta com exposição individual do artista Zé di Cabeça e ciclo de oficinas
Há dois anos, o Pivô, instituição cultural fundada em São Paulo em 2012, chegou a Salvador com a proposta de olhar para fora do eixo Rio-São Paulo e expandir o seu propósito de ser catalisador de processos artísticos experimentais que conecta o Brasil ao cenário internacional da arte contemporânea. No mês de agosto, dois projetos inéditos integram a programação artística do Pivô Salvador: a Exposição Zé di Cabeça - Porto das Sardinhas e o Laboratório Criativo: Arte e Tecnologia no Museu. “Ambos os projetos fortalecem o papel do Pivô como plataforma dedicada à experimentação artística, formação e circulação de saberes situados”, afirma a diretora artística e fundadora Fernanda Brenner.
Instalado desde 2023 na casa do Boulevard Suíço, casarão em Nazaré que foi um dos pontos de encontro da Tropicália, o Pivô reafirma sua vocação de reativação de espaços arquitetônicos emblemáticos dos territórios que atuam. “Essas novas ações expressam a atuação do Pivô em Salvador como desdobramento de sua missão institucional, que parte da reativação de espaços emblemáticos como pontos de articulação entre arte, território e sociedade”, completa a diretora.
Em São Paulo é no emblemático edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, que as atividades do Pivô acontecem há mais de uma década. Em Salvador, o espaço na casa do Boulevard, em dois anos, já se tornou um laboratório vivo de experimentação, intercâmbio e pensamento crítico, reafirmando o compromisso com a descentralização do circuito artístico e com a valorização da cultura viva da cidade.
Exposição do artista Zé Di Cabeça
“Zé Di Cabeça – Porto das Sardinhas”, primeira exposição individual do artista soteropolitano, marca ainda a inauguração do programa expositivo do Pivô Salvador, no Boulevard Suíço. Esta é a primeira exposição individual de José Eduardo Ferreira Santos, artista e educador do Subúrbio Ferroviário de Salvador, fundador do Acervo da Laje. Com curadoria de Ramon Martins e construção coletiva com a equipe do Pivô, a exposição apresenta uma poética enraizada no território, composta por pinturas sobre madeira, azulejo e papel. “Os trabalhos de Zé não nos colocam em frente ao resultado de um exercício representativo, mas de um procedimento artístico que deflagra uma relação simbiótica entre corpo e território”, afirma Ramon. A abertura da exposição acontecerá no dia 2 de agosto, a partir das 15h e a visitação segue até o dia 30 de agosto, de segunda a sábado, das 14h às 19h. Entrada gratuita.
Laboratório Criativo em Arte e Tecnologia
Em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BA), o PIVÔ inicia um ciclo de oficinas do Laboratório Criativo em Arte e Tecnologia. O primeiro módulo será o de “Videomapping: imagem em movimento e espaços imersivos”, ministrado pela artista visual Ani Haze. Com encontros às terças e quintas, o curso oferece formação gratuita e certificada, com cotas afirmativas para mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+. A proposta é inédita em Salvador e representa um passo importante na missão do Pivô de ampliar o acesso à economia criativa e à qualificação profissional no campo das artes tecnológicas. Novos módulos sobre game design, modelagem 3D e instalações audiovisuais serão oferecidos até junho de 2026.
Sobre o Pivô
Desde 2012, quando foi fundado em São Paulo, o Pivô se estabeleceu como plataforma de experimentação artística e pensamento crítico. O Pivô Pesquisa — nosso programa de residências artísticas que se tornou referência no circuito brasileiro ao longo da última década — segue como coração pulsante do espaço no Copan. Desde 2013, já acolhemos mais de 300 artistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, oferecendo um ambiente de experimentação livre e trocas intensas. Muitos dos artistas que passaram pelo programa apresentaram seus primeiros trabalhos significativos neste contexto e hoje integram importantes coleções e instituições internacionais.
SERVIÇO:
Exposição “Zé di Cabeça – Porto das Sardinhas”
Abertura: 02 de agosto, das 15h às 20h
Visitação: 04 a 30 de agosto, de segunda a sábado, das 14h às 19h
Local: Casa do Boulevard – Rua Boulevard Suíço, 11A – Salvador/BA
Gratuito
Módulo 1: Videomapping – imagem em movimento e espaços imersivos
Quando: terças e quintas, das 17h às 20h, entre 5 de agosto e 30 de setembro
Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BA) – Rua da Graça, 284, Salvador – BA
Inscrições: via formulário online divulgado nas redes @pivosalvador | www.pivo.org.br
Gratuito, com cotas afirmativas e certificado
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal
%20(1).png)
.png)
0 comentários :
Postar um comentário