Vídeos de degustação do "morango do amor" viralizam após acidentes dentários
Dentista explica como o doce pode quebrar os dentes e dá dicas de consumo seguro
O “morango do amor” se tornou a sensação do momento nas redes sociais e conquistou a curiosidade do público pela aparência brilhante e promessa de uma casquinha extremamente crocante. Mas, junto com o sucesso, surgiram vídeos de pessoas quebrando os dentes ao tentar morder a calda caramelizada endurecida do doce.
Para a dentista e professora do curso de Odontologia da UNINASSAU Salvador, Priscila Carneiro, esse tipo de comida realmente pode ser perigosa, principalmente quando a pessoa não tem o hábito de avaliar a textura antes de morder. “Alimentos com dureza superficial elevada, como a calda caramelizada do morango do amor, geram uma força mastigatória muito intensa. Em dentes íntegros, que não têm restaurações ou próteses, pode causar microtrincas no esmalte ou até fraturas. No caso da presença de restaurações, próteses ou aparelhos ortodônticos, o risco é bem maior, podendo resultar na quebra do dente e da própria restauração”, explica a especialista.
Além desses riscos, Priscila alerta para danos mais graves. “Dependendo do impacto, há a possibilidade de fraturas mais profundas, que atingem a dentina. Em alguns casos, o trauma pode gerar danos na polpa dentária, parte mais interna do dente, ou ainda comprometer o tecido periodontal, responsável por sustentar o dente. Alguns desses problemas podem ser irreversíveis e exigir tratamentos complexos”, pontua.
Se o acidente acontecer, a orientação é buscar ajuda profissional o quanto antes. “Se o dente quebrar, é preciso interromper imediatamente o consumo do doce e procurar um dentista. Quanto mais rápido o atendimento, maior a chance de salvar o dente e evitar dores e infecções. Muitas pessoas tentam improvisar em casa, mas isso pode agravar ainda mais a situação”, alerta Priscila.
De acordo com a especialista, é possível aproveitar o morango do amor sem correr riscos, se alguns cuidados básicos sejam seguidos. “Evite morder diretamente com os dentes da frente, pois eles são mais suscetíveis a fraturas. O ideal é cortar o doce com uma faca antes de consumir. Isso reduz a força que o dente precisa fazer e ajuda a evitar acidentes. Além disso, sempre mastigue devagar e sinta a textura antes de dar uma mordida mais forte”, orienta.

0 comentários :
Postar um comentário