Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Animais de estimação proporcionam qualidade de vida


 Animais de estimação melhoram a qualidade de vida dos idosos.


Um cão e um gato adultos são, em geral, os tipos de animais mais adequados para adoção por idosos. Pesquisas conduzidas por estudiosos nacionais e internacionais demonstram que tutores de cães e gatos, pertencentes à terceira idade, apresentam menores índices de depressão, além de menos problemas relacionados à pressão arterial, frequência cardíaca e mobilidade. As atividades físicas realizadas ao passear ou brincar com um animal de estimação, bem como os cuidados necessários para mantê-lo saudável, têm um impacto positivo durante essa fase da vida.


Ao adotar um animal de estimação, o idoso precisa ter consciência de que ele demanda atenção diária, além de modificar a rotina do lar e nunca poderá ser deixado para trás.


Ao decidir adotar um cão ou gato, você pode buscar organizações de proteção que realizam um trabalho sério com os animais. É necessário conversar, buscar informações e escolher o animal que melhor se adapte ao seu estilo de vida.


A casa precisa estar preparada para receber o animal. Vininha F. enfatiza que o local onde ele irá se alimentar, fazer as necessidades e dormir precisa ser definido com antecedência. Carvalho", responsável pela publicação da Revista Ecotour News.


Os dados do Radar Pet, um estudo inédito concebido pela Comac, com representantes das classes econômicas A, B e C em oito cidades brasileiras, revelaram que somente 30% dos lares compostos por pessoas idosas têm animais de estimação.


A presença desses animais está fortemente ligada a lares com adolescentes e jovens, onde ultrapassa os 50%. Lares de idosos têm uma presença reduzida de cerca de 30%. Como resultado, muitos idosos não aproveitam os benefícios de ter um animal de estimação.


Além de melhorar a qualidade de vida desse grupo, a inversão desse índice poderia reduzir os efeitos negativos na saúde pública associados ao abandono de animais.

Foto Salvador Notícias


"Um cão e um gato adultos, normalmente os animais mais comuns em anúncios de adoção, são mais adequados ao perfil dos idosos. Eles se ajustam mais facilmente ao novo lar e apresentam hábitos diferentes dos filhotes, mostrando-se mais disciplinados nas brincadeiras e comportamentos, além de não necessitarem roer objetos e móveis da casa para estimular a dentição", aconselha Vininha F. Carvalho.


Na internet, é possível encontrar diversos sites que permitem a busca de um animal utilizando filtros como tamanho, sexo, idade, região, cidade e até algumas de suas principais características.


O essencial é que o idoso esteja disposto a proporcionar muito afeto e a oportunidade de uma nova vida em família para o animal, recebendo em troca uma acolhida calorosa e cheia de amor. A felicidade é o segredo para uma vida mais longa.




Não esqueça: o Dia Nacional de Adotar um Animal é em 4 de outubro.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑