Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Desfile de Moda Circular na CIRSOL

 

Desfile de Moda Circular na CIRSOL homenageou garis, catadoras e catadores  


Garis, catadores e catadoras de materiais recicláveis e meninas do projeto Costura Sustentável foram os principais astros desta quinta-feira (28.8) no Festival de Arte e Cultura da II CIRSOL - Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento, que termina amanhã em Brasília.



54 profissionais trocaram suas atividades cotidianas pela passarela, atuando como modelos para apresentar a moda reciclável do estilista goiano Regis Puppim e da fundadora do Instituto Criar Mulher, Sarah Martins.



As modelos e os modelos desfilaram com roupas feitas de retalhos da indústria têxtil que seriam descartados e com roupas confeccionadas a partir de uniformes de empresas como Neoenergia, entre outras. Uma moda baseada nos conceitos patchwork e upcycling. “É justamente por causa deles que conseguimos fazer reciclagem. Por isso, além de apresentar o conceito sustentável, vamos homenagear garis, catadores e catadoras”, afirma Puppim.



Professor de Moda e Design no Instituto Federal de Goiás (IFG), Puppim é especialista em Design Estratégico pelo Instituto Europeu de Design, mestre em Arte e Cultura Visual e doutor em Engenharia Têxtil. Ele recebeu Menção Honrosa pelo International Design Awards, em 2019, na categoria Têxteis e Materiais, entre outros prêmios.


“Para a reciclagem, o papel das catadoras, catadores e garis é fundamental, pois, sem a coleta e separação dos materiais não seria possível reutilizar, reciclar, ressignificar e criar produtos incríveis a partir de matérias-primas que são descartadas”, disse Puppim. Segundo ele, os desfiles enaltecem esses importantes trabalhadores e trabalhadoras por torná-los os próprios modelos das confecções feitas a partir do trabalho deles.


Ele lembra que a legislação vigente ainda não pressupõe descarte especial para tecidos. “Em tecidos com fibra de origem natural, como algodão, lã e linho, o tempo de decomposição é mais rápido, mas no caso de produtos artificiais ou sintéticos, como o poliéster, estima-se mais de 200 anos para sua decomposição”, afirma. Ele destaca, ainda, que reutilizar materiais cotidianamente descartados pela indústria têxtil e de confecção cria padrões estéticos diferentes e atraentes.


Em outra passarela, Sarah Martins, presidente fundadora do Instituto Criar Mulher, coordenou o desfile com roupas feitas a partir de uniformes da Neoenergia e de motorista e cobradoras da empresa de ônibus Marechal com quem o Criar Mulher mantém parceria.



Regata e Festival de Cultura


Com sessões técnicas na Faculdade Mackenzie, com transmissão pelo Youtube, e o Festival de Arte e Cultura, apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, a II CIRSOL contou ainda com a Regata das Pontes, no Clube Naval e Brasília, no dia 24 de agosto, comandada pelo Instituto Esporte pelo Planeta.






0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑