Dia Internacional do Jornalismo celebra a profissão em meio a crises globais
Campanha em defesa das notícias produzidas com integridade teve adesão recorde em 2025, com mais de mil veículos de imprensa subscrevendo ao manifesto, sendo 80 deles no Brasil
O Dia Internacional do Acesso Universal à Informação é comemorado em 28 de setembro. A data, proclamada pela UNESCO em 2015 e adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2019, visa fortalecer o acesso à informação como um direito fundamental, promovendo a transparência e a participação cidadã. No Brasil, o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação se relaciona com outras duas datas significativas comemoradas em setembro: o Dia da Imprensa, no dia 10, e o Dia Nacional do Rádio, no dia 25. Considerando esse contexto de progresso da comunicação, a trajetória do jornal impresso para o rádio evidencia o efeito da tecnologia na abrangência e no modo de disseminação da informação.
No Unipiaget, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas trata precisamente dessa evolução da informação. Para o coordenador, Professor. Marco Sales, essas datas comemoram o progresso da comunicação. A trajetória do papel impresso da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil, passando pelo impulso sonoro do rádio e pelo reconhecimento global do acesso à informação, demonstra como cada avanço tecnológico ampliou a inclusão e o poder de comunicação. A Internet, ao permitir a conexão instantânea de qualquer lugar do mundo, representa o auge desse processo, reforçando a acessibilidade de dados e ferramentas públicas”, esclarece.

0 comentários :
Postar um comentário