Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

É preciso 'consertar' o Brasil para alinhar-se aos EUA


 

Secretário de Comércio dos EUA diz que é preciso 'consertar' o Brasil para alinhar-se aos EUA


Declaração foi dada em entrevista à NewsNation, na qual o secretário incluiu o país entre os que adotam políticas consideradas desfavoráveis a Washington

Por O Globo — Chicago


O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que o Brasil precisa ser “consertado” para deixar de prejudicar os americanos. A declaração foi dada em entrevista à emissora NewsNation, divulgada no sábado (27), na qual o secretário listou países que, segundo ele, adotam medidas comerciais desfavoráveis aos EUA. Cortes da entrevista passaram a circular nas redes sociais.


“Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos, e é por isso que estamos em desvantagem com eles”, disse Lutnick durante a entrevista.


O Brasil já havia sido incluído em agosto no tarifaço de 50% aplicada pelos Estados Unidos a diversos produtos, e foi a única nação citada pelo secretário que não integra a nova rodada de tarifas anunciada pelo presidente Donald Trump. A partir de 1º de outubro, tarifas que variam de 25% a 100% vão atingir setores como medicamentos, caminhões pesados, móveis e utensílios domésticos, afetando países como Irlanda, Suíça, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido, Índia, México, Alemanha, China e Japão.


Segundo Trump, o aumento nas tarifas tem como objetivo proteger a indústria local e reduzir a entrada de produtos estrangeiros, medida que ele também relaciona à segurança nacional. Na entrevista, Lutnick reforçou que o déficit comercial é um dos principais problemas enfrentados pelos EUA, citando o caso da Suíça: “Um país As tensões comerciais se somam às divergências políticas entre os dois governos. Na última terça-feira (23), durante a Assembleia Geral da ONU, os presidentes Lula e Donald Trump se encontraram e afirmaram que devem retomar as conversas nesta semana para discutir políticas comerciais bilaterais. 


A relação entre Brasil e EUA se enfraqueceu em julho, quando Trump anunciou a sobretaxa contra produtos brasileiros. Além disso, o presidente americano tem feito críticas recorrentes ao processo judicial contra o ex-presidente Bolsonaro.pequeno como a Suíça tem um déficit comercial de US$ 40 bilhões com os EUA. Porque dizem: ‘Bem, é um pequeno país rico’. Sabe por que eles são um pequeno país rico? Porque nos vendem US$ 40 bilhões a mais em produtos”.


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑