Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Na ONU, Trump fala em ‘química’ com Lula e anuncia reunião

 

A surpreendente manifestação de carinho do presidente americano Donald Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu tanto a Casa Branca quanto o Planalto. Assessores palacianos e diplomatas esperavam que Lula e Trump se cumprimentassem apenas de forma cordial nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, que foi aberta pelo brasileiro e teve sequência com o discurso do americano. 


No entanto, o abraço, acompanhado de um convite para uma conversa na semana seguinte, representou um gesto de aproximação muito mais significativo do que o mais otimista dos diplomatas brasileiros antecipava. Imediatamente após o término do discurso de Trump, representantes dos dois governos começaram as negociações para a conversa.


O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, afirmou que é bastante provável que Trump e Lula se comuniquem por telefone ou videoconferência. Vieira confirmou que Lula convidou Trump para participar da COP 30 em novembro. O que ele não mencionou, entretanto, é que tanto o Itamaraty quanto os assessores de Lula preferem que a reunião não ocorra de forma presencial. Eles temem que o presidente americano possa constranger o brasileiro, assim como fez com os líderes da Ucrânia e da África do Sul no Salão Oval da Casa Branca.


A reação de Trump ao se encontrar com Lula após o discurso do brasileiro na abertura da Assembleia Geral da ONU também surpreendeu membros da diplomacia dos Estados Unidos. Ao ouvirem o presidente americano elogiando Lula de maneira improvisada durante seu discurso, eles ficaram ainda mais surpresos. Amanda Robertson, porta-voz do Departamento de Estado, afirmou que nada disso estava agendado. "Foi tudo espontâneo, não estava planejado", declarou. A aproximação entre Trump e Lula, após meses de troca de farpas, acusações e sanções aplicadas por Washington, também é fruto dos esforços de empresários dos dois países que defendem uma relação mais pragmática. 

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑