Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Capim-pé-de-galinha e vassourinha-de-botão no MATOPIBA



 Incidência de capim-pé-de-galinha e vassourinha-de-botão comprometem produtividade da soja no MATOPIBA


Plantas daninhas resistentes afetam a umidade dos grãos, a desfolha e o número de vagens; Sumitomo Chemical lança herbicida premium com residual prolongado, seletivo e excelente custo-benefício



Crédito: Agrofilmes.


Responsável por mais de 18 milhões de toneladas de soja na última safra, a região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA) tem capacidade de ampliar esse resultado se controlar desafios para a cultura na região, como as plantas daninhas: capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) e vassourinha-de-botão (Borreria spp.). Elas podem comprometer, dependendo da incidência na lavoura, até 80% e 30% da produtividade da soja, respectivamente, de acordo com a Fundação MT.


Devido a esse cenário, a Sumitomo Chemical, uma das principais empresas mundiais de pesquisa e desenvolvimento de soluções para o campo, lança o herbicida premium ZethaMaxx® Evo, para controle de plantas de folhas largas e estreitas com alta resistência. 


“As plantas daninhas representam um dos principais fatores de redução da produtividade da soja, impactando diretamente a rentabilidade do produtor. Elas competem de forma intensa com a cultura por recursos essenciais, como água, luz solar, nutrientes e espaço, além de atuarem como hospedeiras de pragas, doenças e nematoides — organismos que comprometem o sistema radicular e reduzem a eficiência de absorção de água e nutrientes. Outro aspecto crítico é o efeito negativo durante a colheita, quando a presença de plantas daninhas diminui a eficiência operacional e pode comprometer a qualidade do grão colhido”, explica Luciano Teixeira, gerente de Produto Herbicida da Sumitomo Chemical.


“Compreendendo esses desafios enfrentados diariamente pelo agricultor, a Sumitomo Chemical direcionou seus investimentos para o desenvolvimento de uma solução inovadora, que contribua para o manejo sustentável das plantas daninhas e assegure a manutenção da rentabilidade da lavoura”, complementa Teixeira.


Segundo a Embrapa, a dinâmica do capim-pé-de-galinha ao longo do ciclo da cultura de soja revelou um aumento no número de plantas, afetando variáveis como produtividade e umidade de grãos da soja, desfolha e número de vagens por planta. Já a vassourinha-de-botão, de acordo com a Fundação MT, também gera perda na produtividade de grãos e, dependendo da densidade de plantas por m², pode atingir até 28% para soja e de até 75% para sorgo em sucessão à soja.



ZethaMaxx® Evo


Teixeira ressalta que o manejo preventivo é essencial para reduzir a pressão de seleção e manter a eficácia das ferramentas disponíveis no controle de plantas daninhas. Nesse contexto, o uso de herbicidas pré-emergentes se torna uma estratégia fundamental, pois atua antes da competição direta da planta daninha com a cultura, protegendo os estádios iniciais da soja. Alinhada a essa necessidade, a Sumitomo Chemical lançou o ZethaMaxx® Evo, uma revolução no manejo de plantas daninhas. Com formulação exclusiva e tecnologia de ponta, o produto representa a terceira geração da molécula Flumioxazina, também desenvolvida pela companhia, agora associada a outros ativos em uma combinação inédita que reúne três distintos mecanismos de ação: inibição da acetolactato sintase (ALS), ação sobre a PROTOX (PPO) e interferência na divisão celular (VLCFA). 


O resultado é um herbicida altamente eficaz e seletivo, com maior efeito residual de controle e amplo espectro de ação, incluindo espécies de difícil manejo como capim-pé-de-galinha, capim-amargoso, vassourinha-de-botão, buva, caruru, trapoeraba, entre outras. Especialmente desenhado para o uso em pré-emergência da cultura da soja, ZethaMaxx® Evo oferece ao agricultor uma ferramenta prática, robusta e confiável para proteção da produtividade e da rentabilidade.


Com ação de controle residual prolongada, o ZethaMaxx® Evo reduz significativamente a matocompetição nas fases iniciais da lavoura, favorecendo um melhor arranque da cultura e protegendo o potencial produtivo.


A nova solução reafirma o compromisso da empresa com a inovação sustentável no campo, oferecendo uma ferramenta robusta para o manejo de resistência e para o uso racional de herbicidas.


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑