Sucesso de público, comédia Tartufo – O Impostor ganha nova temporada em Salvador, com novidades no elenco
Atendendo a pedidos do público e devido ao sucesso, segue em cartaz a versão baiana de TARTUFO – O IMPOSTOR, uma das comédias mais cultuadas de Molière, montada pela primeira vez em Salvador. A montagem comemora 25 anos de carreira da cia de teatro OS ARGONAUTAS.
Grande sucesso de 2025 em diversos teatros da cidade, o espetáculo prorrogou a temporada no Teatro Módulo até o final de outubro, somente às sextas-feiras, com novos atores no elenco.
TARTUFO – O IMPOSTOR vem arrebatando e divertindo o público de Salvador desde a estreia na Sala do Coro do TCA com plateias lotadas e sessões extras desta comédia que é um verdadeiro culto ao teatro, celebrando os 25 anos da companhia de teatro OS ARGONAUTAS e os 30 anos de carreira dos atores Marcelo Flores e Alethea Novaes. O espetáculo contemplado pela Lei Paulo Gustavo, contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura para sua realização.
O texto clássico de Moliére foi adaptado ao contexto contemporâneo, com a encenação reforçando o caráter mais popular da comédia e aproximando a trama do espectador, com cenas ágeis e interações diretas com a plateia e inserção de músicas e até memes conhecidos. A comédia satiriza a hipocrisia moral e religiosa na figura da personagem título -Tartufo- um impostor com a máscara da devoção, que manipula uma família para alcançar seus interesses. Fingindo ser religioso, Tartufo (Marcelo Flores) engana um homem rico- Orgon (Carlos Betão), passando a viver em sua casa, a controlar a vida da família e até cortejar secretamente Madalena (Alethea Novaes), a esposa de Orgon. A partir daí a trama se desenrola entre situações cômicas e desencontros amorosos: Orgon deseja casar sua filha Mariana (Tarsila Carvalho) com Tartufo, contra a vontade dela, apesar dos argumentos e artimanhas de Doriane (Alethea Novaes) dos protestos de seu filho Maurício (Tiago Querino revezando papel com Thauan Peralva) e para o desespero de Isaías (Marcos Barreto), assistente de Tartufo, e de Valentim (Rapha Gouveia), o amor de Mariana, que tentarão desmascarar o impostor.
A versão baiana do clássico de teatro mundial caiu no gosto público que vem lotando os teatros de Salvador e agora com a temporada prorrogada em outubro , o espetáculo terá a presença do ator Carlos Betão no papel do patriarca Orgon e também Thauan Peralva como o filho Maurício, revezando o papel com Tiago Querino.
Em outubro, Marcelo Flores também integra o elenco da estreia mundial do espetáculo UM JULGAMENTO (com Wagner Moura, direção de Christiane Jatahy) e com TARTUFO comemora seus 30 anos de carreira, além de dirigir a peça, interpreta o próprio Tartufo, trazendo à cena um personagem envolvente e carregado de ironia. Para Marcelo, a grande receptividade do público ao espetáculo combina perfeitamente com este de clima de celebração e “louvor ao teatro”, com todos “ no culto orando” como diz a divertida música que o público canta junto sempre ao final de cada sessão. “ Amor, humor, alegria e crítica social são elementos fortemente presentes tanto em Molière quanto em Os Argonautas”. Outra fundadora da companhia, também completa três décadas de ofício, Alethea Novaes lembra que Tartufo é o décimo espetáculo inédito realizado pelo grupo e tem um significado especial e oportuno e destaca a relevância do espetáculo: “Tartufo continua provocando reflexões sobre poder, abuso da fé e moralidade de maneira sagaz e bem-humorada”. De fato, nesta versão baiana de Tartufo estão no alvo da comédia os chamados valores tradicionais da sociedade – família, moral, dinheiro e religião, que são as cartas que Molière embaralha com astúcia em seu jogo engenhoso de crenças, paixões, golpes, mentiras e fé cega.
A encenação mantém a estrutura original e dialoga com temas atuais, promovendo uma crítica social ácida e divertida. Com figurinos e cenário que remetem ao período da obra, mas com uma abordagem moderna, com música original e referências contemporâneas de humor e crítica social, Tartufo – O Impostor promete divertir e provocar o público mais uma vez.
SINOPSE
Um impostor fingindo ser um religioso bom e casto, abusa da fé de um homem rico a ponto de controlar sua casa e sua família. Tartufo (Marcelo Flores) engana Orgon (Carlos Betão) e corteja Madalena (Alethea Novaes) sua esposa em sua casa, enquanto Orgon deseja que ele se case com sua filha Mariana (Tarsila Carvalho), apesar dos argumentos contrários e artimanhas de Doriane (Alethea Novaes) os protestos de seu filho Maurício (Tiago Querino/Thauan Peralva) e para o desespero de Isaías (Marcos Barreto), assistente de Tartufo, e de Valentim (Rapha Gouveia), amor de Mariana.
FICHA TÉCNICA
Texto original: Molière (Le Tartuffe, 1664) Criação e adaptação: Os Argonautas Cia de Teatro
Direção: Marcelo Flores
Elenco: Alethea Novaes, Marcelo Flores e os convidados Carlos Betão, Marcos Barreto, Rapha Gouveia, Tarsila Carvalho e Thauan Peralva/Tiago Querino
Projeto de Iluminação: Eduardo Tudella
Cenário: Marcelo Flores
Figurino: Guilherme Hunder
Música Original: Super Tom e Banda Zé de Tonha
Produção musical: Leonardo Bittencourt
Fotografia: Caio Lírio
Design gráfico : Cristian Jungwirth
Assessoria de Imprensa: Josie Novaes
Produção e realização: Os Argonautas Cia de Teatro
SERVIÇO
Espetáculo: TARTUFO – O IMPOSTOR
Data: Sextas-feiras, de 10 a 31 de Outubro - Horário: 20h
Local: TEATRO MÓDULO Ingressos: plataforma SYMPLA R$ 80,00 e 40,00 ( meia entrada)
Classificação indicativa: Livre - duração 80 minutos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA Josie Novaes – (71) 98447-




0 comentários :
Postar um comentário