Com esses períodos de rotina intensa, festas e deslocamentos, hábitos simples no dia a dia podem ajudar a manter o equilíbrio do organismo e promover o bem-estar.
Boa hidratação e consumo de fibras
A hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois contribui para o transporte de nutrientes, o equilíbrio da temperatura corporal e o funcionamento intestinal.
Ao mesmo tempo, alimentos ricos em fibras, incluindo frutas, verduras, legumes, feijões e grãos integrais, ajudam a regular o trânsito intestinal e favorecem uma microbiota mais estável.
Movimentação corporal regular
Mesmo durante festas e viagens, manter algum nível de movimento é essencial, como caminhadas leves, alongamentos e pequenas pausas ativas que ajudam a melhorar a circulação, reduzir a retenção de líquidos e aliviar tensões musculares.
Em períodos normais, a recomendação é de ao menos 150 minutos semanais de atividade física moderada divididos em práticas diárias que vão fazer diferença significativa no bem-estar.
Rotina de sono restauradora e consistente
Uma rotina regular no horário de dormir, mesmo em meio às comemorações, ajuda o corpo a manter os ritmos biológicos alinhados.
Para melhorar o descanso, evite refeições muito pesadas e consumo de álcool próximo do horário de dormir, o que promove um sono mais profundo e reparador.
Ingestão regular de probióticos
Alimentos como iogurte natural, kefir, kombuchá e vegetais fermentados podem integrar a rotina alimentar como opções que contribuem para o equilíbrio intestinal.
Eles ajudam na digestão e favorecem uma sensação de conforto após refeições mais pesadas.
Além disso, eles podem ser inseridos na rotina por meio de suplementos alimentares que podem ser utilizados como parte de uma estratégia de promoção do bem-estar e não para tratamento de doenças.
Ao fortalecer a saúde, como com a ingestão regular de probióticos e outros cuidados na rotina é possível promover equilíbrio interno e bem-estar contínuo que vai ajudar a viver o período de festas com mais disposição e saúde.
Referências:
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/healthy-diet
https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-sleep-affects-your-immune-function
https://www.cdc.gov/respiratory-viruses/guidance/holiday-gatherings.html

0 comentários :
Postar um comentário