Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

O planeta se mobiliza para alertar sobre o aumento dos casos de diabetes

Nesta quarta-feira (14 de novembro), o planeta se mobiliza para alertar sobre o aumento dos casos de diabetes e a necessidade de controlar a pandemia. Em Salvador, o Cedeba, Centro de Referência em Diabetes, desenvolverá ações educativas, reforçando informações sobre os cuidados com a doença.

Onde? Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia(Cedeba), Avenida ACM (via marginal) em frente ao Walmart. Prédio do Centro de Atenção à Saúde, onde funcionam também o Cepred, Creasi e Planserv.

Quando? Dia 14 de novembro (quarta-feira) das 9 às 16

PROGRAMAÇÃO

A programação será aberta às 9 horas pela diretora do Cedeba, endocrinologista Reine Chaves Fonseca, no auditório do Centro de Atenção à Saúde. Em seguida, a oftalomologista e retinóloga Tessa Mattos, das 9 às 16 horas (horário corrido), enfocará o tema “Seus Olhos e Diabetes”.

Prevenir as complicações do diabetes, onde se insere a retinopatia diabética, é muito importante. No mundo inteiro, a perda de visão por causa do diabetes tem aumentado assustadoramente. Entre 1990 e 2010, a quantidade de pessoas com perda de visão parcial ou total devido à doença subiu de 27% para 64%. Em 2010, uma em cada 52 pessoas teve perda de visão e uma em cada 39 pessoas ficou cega por causa da retinopatia diabética – desdobramento da doença que danifica a retina.

REFORÇO DE INFORMAÇÕES

Das 8h30 as 16 horas, no corredor do Cedeba, os usuários terão reforço de informações sobre diabetes em cinco estações: A importância da imunização, O Papel da Família e da Comunidade, Prevenção das Lesões nos Pés, Alimentação Saudável no Contexto Familiar e em comunidade e Convivendo com o diabetes.

Na estação da Nutrição serão apresentadas refeições com réplicas de alimentos, compondo sugestão de cardápio adequado para o paciente e sua família.

Na estação Convivendo com o Diabetes, que será conduzida pela equipe de Psicologia, os usuários receberão material com dicas importantes que ajudam a conviver com o diabetes. Em todas as estações, os temas serão apresentados de forma lúdica com jogos para facilitar o aprendizado.

OBS: Como Centro de Referência, o Cedeba atende diabéticos de toda a Bahia.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑