Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de dezembro de 2018

Cafés especiais da Chapada Diamantina conquistam o público da Feira da Agricultura Familiar

A região da Chapada Diamantina, já conhecida pelas suas belas paisagens e inúmeros atrativos naturais, vem ganhando espaço internacional pela qualidade e excelência das variedades de cafés produzidos, em sua maioria, por agricultores familiares. São inúmeras as premiações dos cafés, com destaque para municípios como Piatã, localizado no ponto mais alto do estado e considerado o mais frio da Bahia. 
 
Os cafés especiais e gourmet de Piatã, na Chapada Diamantina, estão entre os dois mil produtos disponíveis para a aquisição do público que visitar a 9ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que segue até o domingo (02), no Parque de Exposição de Salvador, em paralelo à 31ª Fenagro.
 
A empreendedora e cozinheira Ana Serafim visitou a Cafeteria e Chocolateria, localizada na feira, onde estão expostos os cafés da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã): “Café suave, com aroma maravilhoso. É um produto que certamente vou levar para o meu dia a dia, para apresentar à minha família e aos meus amigos”.
 

Na cafeteria, a Coopiatã traz os cafés de fazendas que teve os grãos premiados durante o concurso Cup of Excellence, promovido pela Brasilian Speciality Coffee Association - Associação dos Cafés Especiais do Brasil (BSCA), considerado o Oscar dos Cafés Especiais, respeitado nacional e internacionalmente. Por meio do concurso, os melhores lotes são leiloados e vêm alcançando preços recordes a cada ano.
 
Para o presidente da Coopiatã, Rodolfo Moreno, o café está fazendo sucesso pelo terroir de Piatã: “É isso que dá o gostinho de capim limão e caramelo presente no nosso café, além do amor da agricultura familiar, que faz com que nossos cafés sejam especiais. Acredito que o público sente isso quando saboreia o café da Coopiatã”.
 
Nesta edição, a feira traz como tema a Mulher Rural, que vem dando cara e forma para um rural mais humano, inclusivo e produtivo. São 270 empreendimentos, entre cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que comercializarão mais de dois mil produtos nos “Armazéns da Agricultura Familiar”.
 
Foto: André Fofano

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑