Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 11 de março de 2019

Mostra fotográfica revela pontos da trajetória da instituição que comemora 470 anos

Mostra fotográfica revela pontos da trajetória da instituição que comemora 470 anos de fundação. Registros de Pierre Verger compõem exposição.
A história que a Santa Casa da Bahia vem trilhando nos últimos 470 anos é contada através da mostra “Uma História da Santa Casa da Bahia – 1549-2019”. A exposição conta com 52 fotos que ilustram relevantes pontos da trajetória secular da instituição e segue em cartaz até 31 de março. Comemorativa, a mostra reúne registros do Centro de Memória Jorge Calmon, que é o arquivo histórico da Santa Casa da Bahia, da Fundação Pierre Verger, Fundação Gregório de Mattos, Museu Tempostal e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Livro – As fotos da exposição ilustram livro homônimo, de autoria do escritor e pesquisador Nelson Cadena, que está à venda no Museu. Lançada no último dia 20 de fevereiro, a publicação conta com 340 páginas que abordam de forma inédita fatos históricos da Santa Casa da Bahia, fundada no mesmo ano de Salvador, e a participação da entidade no processo de desenvolvimento da capital baiana.
Serviço
O Quê: Exposição “Uma história da Santa Casa da Bahia – 1549 / 2019”.           
Quando: até o dia 31 de março.  
Local: Museu da Misericórdia – Rua da Misericórdia, nº 6. Pelourinho.    
Quanto: R$10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Horários de funcionamento: 8h30 às 17h30 (terça a sexta-feira), 9h às 17h (sábados), 12h às 17h (domingos e feriados).
 Sobre a Santa Casa da Bahia
Fundada em 1549, mesmo ano da cidade de Salvador, a Santa Casa da Bahia foi a única entidade do Estado a prestar assistência aos baianos por cerca de 200 anos. Hoje, além de atuar na área de saúde, presta serviços em ensino e pesquisa, cultura, assistência social e educação infantil. Fazem parte da Santa Casa da Bahia o Hospital Santa Izabel, a Casa de Saúde Solange Fraga, a Unidade Álvaro Lemos, o Museu da Misericórdia, a Pupileira, o Centro de Memória Jorge Calmon, o Cerimonial Rainha Leonor, o Cemitério Campo Santo, seis Centros de Educação Infantil, o Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação do Bairro da Paz e outros projetos. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.
Sobre o Museu da Misericórdia
Instalado no local que abrigou o primeiro hospital da Bahia e a sede administrativa da Santa Casa da Bahia, em prédio erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais do Estado e possui em seu acervo obras que contam parte da história da Bahia e do Brasil. Pertencente à Santa Casa da Bahia, o museu também tem em seu espaço a Igreja da Misericórdia, um dos mais significativos monumentos religiosos de Salvador, considerada uma grande representante dos estilos barroco, neoclássico e rococó. O Museu da Misericórdia tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑