Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 26 de outubro de 2019

Seis projetos da Secretaria da Saúde da Bahia conquistam o Prêmio Boas Práticas de Trabalho do Serviço Público

Seis projetos da Secretaria da Saúde da Bahia conquistam o Prêmio Boas Práticas de Trabalho do Serviço Público 

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) promoveu nesta quinta-feira (24), o Prêmio Boas Práticas de Trabalho do Serviço Público. Foram premiadas 10 práticas de excelência, sendo seis realizadas por servidores da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). 

"É um orgulho ver o trabalho dos servidores da Sesab reconhecido. Esses prêmios demonstram nossa vontade de oferecer um serviço de saúde cada vez melhor para a população da Bahia", afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. 

Os projetos da Sesab premiados foram: Campanha Rumo à Fila Zero de Córnea, do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na 2ª posição; Confecção de Órteses de Baixo Custo, do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), 3ª; Projeto Sakura, do Centro Estadual de Oncologia (Cican), 4ª; Entra, Você é Especial, do HGRS, 5ª; Day Hospital: Acesso a Cirurgias pelo SUS, do HGRS, 6ª; e Benefício da Utilização do PICC na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HGRS, na 8ª colocação.



Campanha Rumo à Fila Zero de Córnea

Desenvolvida por servidores do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), a campanha tem o objetivo de reduzir a fila de espera de transplante de córnea a zero. Foi realizada uma campanha de conscientização entre os profissionais de saúde para notificação de possíveis doadores, além de mobilização para diminuir a negativa familiar. Como resultado, o tempo de espera por um transplante de córnea caiu de dois anos para nove meses, enquanto a fila passou de 1.300 pacientes para um número inferior a 600.



Confecção de Órteses de Baixo Custo

Devido a longos períodos de internação e dificuldade de mobilidade, alguns pacientes apresentam risco de escaras, contraturas e deformidades, o que retarda a alta hospitalar. Na tentativa de melhorar esse cenário, a equipe de terapeutas ocupacionais do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) passou a utilizar materiais de baixo custo – como espuma, isopor e malha – para garantir movimento mais funcional possível e conforto dos pacientes.



Projeto Sakura

O projeto surgiu a partir da necessidade de pacientes em tratamento oncológico no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Trata-se de uma rede de apoio para mulheres. Em reuniões com a equipe de fisioterapia, elas dividem seus anseios, dúvidas e medos, tanto com relação ao tratamento quanto ao convívio social.



Entra, Você é Especial

Após perceberem uma lacuna na assistência odontológica aos pacientes portadores de necessidades especiais, os profissionais do HGRS decidiram oferecer um tratamento mais completo. É oferecido atendimento odontológico para pacientes colaborativos, em nível ambulatorial, e também para aqueles não colaborativos, em nível de centro cirúrgico, sob anestesia geral. O projeto já foi replicado, com uma capacitação realizada para os profissionais do Hospital de Base de Vitória da Conquista.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑