Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de junho de 2025

Câmara premia mulheres cientistas

 
Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é destinado a pesquisadoras das áreas de ciências exatas, naturais e humanas.


A Câmara dos Deputados promove amanhã (10/6), às 10h, no Salão Nobre, a cerimônia de entrega do prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, que concede diploma de menção honrosa a três cientistas que se destacaram em pesquisas nas áreas de ciências exatas, naturais e humanas.


O nome do prêmio homenageia a cientista brasileira que foi física, professora, pesquisadora e divulgadora científica.


As agraciadas da edição 2025 são:


- Adriana Goulart de Sena Orsini – professora titular de direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi coordenadora e líder da pesquisa "Acesso à Justiça pela via dos Direitos, Solução de Conflitos e Justiça Digital", da UFMG, e desde 2007 é coordenadora do Programa RECAJ UFMG - Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça e Solução de Conflitos. Autora de diversos artigos e livros, é desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região - Minas Gerais.

 

- Eli Narciso da Silva Torres – socióloga e mestre em educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; doutora em educação (Unicamp) e pós-doutora pela Universidade Nova de Lisboa. É policial penal. Na Unicamp, é pesquisadora no Núcleo de Políticas Públicas, e, no Observatório de Violência, Segurança Pública e Penitenciária, orienta pesquisas em segurança pública. Autora do livro "Prisão, Educação e Remição de Pena no Brasil" (2019) e organizadora de "Prisões, Violência e Sociedade: Debates Contemporâneos" (2017). Atua na formulação e execução de políticas públicas pelos direitos das mulheres, como diretora de Programa na Secretaria Executiva/Mulheres.

 

- Fernanda dos Santos Farnese - pesquisadora no Instituto Federal Goiano e PhD em Fisiologia Vegetal (ciências agrárias), com trabalhos na França e na Espanha. Suas pesquisas buscam alternativas para aumentar a produtividade da soja durante os períodos de seca. Recebeu o prêmio “Para Mulheres na Ciência”, concedido pela Unesco, pela Academia Brasileira de Ciências e pela L´Oreal Paris; e o prêmio “Young Scientists Award”, da Academia Mundial de Ciências, como pesquisadora destaque internacional em ciências agrárias.

 

SERVIÇO

Entrega do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2025

Data: 10 de junho

Horário: 10h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑