Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Salvamar reporta diminuição de 63% nos incidentes de afogamento



 Em 2025, o Salvamar reporta uma diminuição de 63% nos incidentes de afogamento nas praias de Salvador.


Entre janeiro e 15 de agosto de 2023, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou 235 incidentes de afogamento nas praias da capital baiana. No mesmo período de 2024, foram registradas 641 ocorrências, resultando em uma diminuição de 63,34% no número de incidentes na orla da cidade.

O órgão alerta que, com a chegada de setembro, quando as temperaturas aumentam e as chuvas diminuem, o movimento nas praias cresce. Por essa razão, especialistas solicitam que os banhistas aumentem a atenção, especialmente nas áreas mais perigosas.


Kailani Dantas, coordenador da Salvamar, aconselha os banhistas a não permanecerem sobre pedras, corais e outras superfícies escorregadias. Ele enfatizou a importância de respeitar as sinalizações e priorizar áreas com presença de salva-vidas.


"Em setembro, começamos a experimentar um clima mais estável e ensolarado, mas o mar ainda apresenta características de inverno, como correntes fortes e ondas maiores." Portanto, é necessário ter um cuidado extra. A Salvamar opera de maneira preventiva e educativa, o que contribui para diminuir o número de incidentes. Essa rede de prevenção também tem sido reforçada com a atuação dos salva-vidas e campanhas na mídia, que alertam a população sobre os perigos e ajudam a diminuir o número de afogamentos”, declarou.


Ele citou algumas regiões que merecem cuidado: “Jardim de Alah, Stella Maris e Farol de Itapuã são praias que requerem atenção redobrada das pessoas que forem tomar banho de mar por conta do relevo morfológico, das correntes e das forças das ondas”, explicou


O trecho coberto pela Salvamar vai do Jardim de Alah até Ipitanga.


O mês de março foi o que registrou mais casos. Foram 74 afogamentos, seguido de fevereiro (44), abril (40) e janeiro (34). O banho de mar deve ser evitado após longos períodos de chuva, durante frentes frias e em dias de temporal, porque o mar fica mais agitado. Os ventos ficam mais fortes, as ondas mais altas e as correntes marítimas mais intensas, o que aumenta o risco de afogamento


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑